Atrizes de ‘A Casa de Papel’ tiveram receio de fazer a terceira temporada

Itziar Ituño e Esther Acebo eram dois dos grandes nomes confirmados e aguardados nesta 6.ª edição do Comic-con Portugal, o maior evento de cultura pop do país, que está a decorrer desde quinta-feira no Passeio Marítimo de Algés. A dupla de atrizes espanholas, que interpretam respetivamente Raquel Murillo e Mónica Gaztambide na aclamada série da Netflix, subiram ao palco várias vezes ao longo de dois dias para responderem às perguntas dos fãs sobre as gravações e o sucesso de A Casa de Papel.

Sempre sorridentes, as atrizes estiveram ainda presentes em duas conferências de imprensa, onde falaram com os órgãos de comunicação social (entre os quais estava o Delas.pt), sem nunca revelarem segredos da quarta temporada, que deixou os fãs chocados com a aparente morte da personagem Nairobi.

(Nota para recentes fãs: Em A Casa de Papel, todas as personagens que participam no assalto têm um nome-código de uma cidade distinta)

Simpática e bem-disposta, Itziar Ituño começou por conduzir a conversa, falando sobre a emoção de trabalhar numa série que já ganhou um Emmy Internacional e que atravessou fronteiras. “O melhor de A Casa de Papel é a história que conta e como a conta, como se movem as câmaras, o plano do audiovisual, que é muito dinâmico, e as personagens carismáticas. Ser parte desta equipa e estar neste barco é a melhor parte de A Casa de Papel”, confessou.

Esther Acebo, que na série interpreta Mónica Gaztambide, antiga refém e a atual assaltante Estocolmo, acrescentou ainda: “O melhor é saber que a história que nos está a dar muito gozo contar ultrapassou todas as fronteiras e chegou ao mundo inteiro”. Logo a seguir, respondia a outra questão sobre o momento em que receberam a notícia de uma nova temporada, já com a série gravada há quase dois anos. “Quando a minha agente me ligou para dizer que havia outra temporada, eu disse logo que sim, sem dúvida. E depois passaram uns dias e eu dizia: ‘Mas o que vamos contar se fechámos a história?’ E é aí que entra o medo. Mas sabíamos que estávamos em boas mãos”.

Já a atriz que veste a pele de Inspetora Murillo em A Casa de Papel admitiu que foi o “salto da série para o internacional”, depois das primeiras duas temporadas, a novidade que mais a impactou.”Também tive medo quando soube da quarta temporada, mas a verdade é que temos uma equipa tão boa. Medo foi este salto para o internacional, o ires a um país e seres reconhecida por tanta gente na rua que sabe o teu nome. E cumprimentarem-te em euskara, que é a língua do País Basco. Esta é a parte que surpreende mais e que tivemos que aprender a encaixar na nossa vida”.

Questionada sobre a história da sua personagem, que começou por ser inspetora da Polícia, depois cúmplice dos assaltantes e agora refém, Itziar Ituño admitiu que Raquel Murillo “está a ter um desenvolvimento incrível. “Está a passar por muitas situações diferentes, o que é um grande desafio. Às vezes aborreces-te ao ler o guião e pensas:’Não, a Raquel não faria assim'”, contou, acrescentando: “Mas tens que defender a sua história porque está escrito assim. E vais chegando a uma negociação com os autores. Creio que fazemos todos isso e é bom porque nos ouvem. Não somos meras marionetas que dizem o guião. “Também temos o nosso ponto de vista e podemos trazer algo a série.”

As atrizes confessaram ainda que o elenco é como uma grande “família”, embora o núcleo principal trabalhe muitas vezes em cenários diferentes (assaltantes e reféns e, do outro lado, a polícia). Terminaram a conferência de imprensa a elogiar os “cantinhos de Portugal” e com promessas de regressar para conhecer o Porto. “Gosto muito de Coimbra, mas se tiver que eleger um sítio preferido, Sintra. Descobri a Quinta da Regaleira, é um lugar espetacular, saído da Alice no País das Maravilhas”, disse Itziar. Esther confessou estar apaixonada por Lisboa e revelou ter conhecido recentemente o Alentejo. “Adoro, não há muita gente e tem paisagens espetaculares. É um sítio para ir e voltar, uma e outra vez. Mas também quero ir ao Porto”. Veja o vídeo nos destaques do Instagram do Delas.pt

Úrsula Corberó: o estilo irreverente da atriz de La Casa de Papel