Aulas: como ter boas notas neste ano escolar

pexels-joshua-mcknight-1139317(1)

O regresso do ano escolar está mesmo aí à porta e há quem esteja preocupado em conseguir ter ou manter as suas boas notas. Principalmente num ano em que a incerteza paira sobre a vida de todos, devido à pandemia da Covid-19, é especialmente importante manter o foco e adaptar-se às adversidades que podem surgir.

Se no primeiro trimestre de 2020 milhares de alunos foram abrigados a seguir um ensino à distância, através de aulas virtuais, agora preparamo-nos para regressar às aulas, sem saber se essa realidade voltará a aparecer.

O regresso às aulas não tem de ser uma dor de cabeça e há algumas formas para que consiga manter a disciplina na hora do estudo. Ora veja abaixo algumas sugestões:

Mantenha o contacto com os professores

Não tenha receio de fazer perguntas – mesmo que pareçam idiotas. Seja no ensino à distância ou presencial, nunca fique com dúvidas por resolver e mantanha contacto com os professores, fazendo-lhes reparar que se está a esforçar e emprenhada para que o ano escolar corra bem.

O estudo começa no dia um

Sim, que atire a primeira pedra quem não estudou apenas no dia antes do exame ou teste e depois viu metada da matéria ser esquecida. Pois é, é importante relembrar que o etudo deve começa no primeiro dia de aulas: seja a manter os apontamentos limpos, fazendo resumos ou relendo o que foi dado na sala de aula. É importante não acumular nem dúvidas nem matérias.

Se faltar às aulas, atualize-se

Se, por algum motivo, não deu para ir a alguma aula, pois não espere pelo exame para tentar estudar a parte da matéria lecionada. Tente logo ver com os colegas ou professores o que foi dado, de forma a não ficar com muita matéria perdida. É importante mostrar este interesse por não querer ficar para trás.

Não deixar que uma nota desmotive

Sabemos que existem sempre os nossos pontos fortes e os mais fracos. E é importante que não fiquemos desmotivadas se uma das nossas notas não for o que estávamos à espera. O objetivo e o pensamento deve ser sempre o de tentar fazer mais e melhor, não perdendo a motivação e entusiasmo pelo nosso futuro e pelos nossos objetivos.

Organização é a chave

Cada pessoa tem os seus próprios métodos de estudo e organização e é importante que cada pessoa entenda o que funciona melhor para ela. Sejam resumos escritos à mão ou no computador, sejam leituras em voz alta ou para dentro, seja a realização de um horário organizado de planeamento ou apenas algo mais instintivo, é importante saber o que funciona para nós e mantermo-nos focados no nossos objetivo e em como o alcançar.