Mais desporto nas escolas? Parlamento aprova mais horas para educação física

criancas
Fotografia: Shutterstock

O parlamento aprovou esta sexta-feira, 23 de março, duas resoluções apresentadas por BE e PCP para o reforço da carga letiva da disciplina de educação física, votação que causou divisões nas bancadas do CDS-PP e do PS.

As duas resoluções com recomendações ao Governo foram aprovadas com os votos do PS, BE, PCP, PEV, PAN e do deputado do CDS-PP Telmo Correia, com a abstenção do PSD.

Nas duas votações, três deputados do PS (Paulo Trigo Pereira, Luís Graça e Pedro Delgado Alves) e quatro do CDS-PP (Cecília Meireles, Pedro Mota Soares, Teresa Caeiro e Patrícia Fonseca) optaram pelo voto contra.

Os restantes deputados do CDS-PP abstiveram-se.

Na sequência das votações, o Grupo Parlamentar do PS também anunciou uma declaração de voto, na qual manifestou reservas em relação à formulação constante na resolução apresentada pelo PCP no que concerne à carga horária da disciplina de educação física no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, assim como nas escolas do 1.º Ciclo do Básico e na Educação Pré-Escolar.

“O Grupo Parlamentar do PS entende que cabe ao Governo determinar o modo e o ritmo de implementação dessas orientações, designadamente em função da avaliação concreta vivida de agrupamento para agrupamento (e de escola para escola) e do conjunto dos projetos de enriquecimento educativo em desenvolvimento”, lê-se na declaração de voto dos socialistas.

Imagem de destaque: Shutterstock