Aulas online e exames: truques para que corra pelo melhor

pexels-julia-m-cameron-4145190(1)

Sabemos que, para alguns, pode não ser fácil acompanhar todas as aulas quando as mesmas são online. Até porque, sejamos sinceros, é muito mais fácil perder a atenção e o foco quando não estamos na sala de aula. Ainda que a maioria das escolas estejam abertas, muitos alunos continuam em regime digital e a época de exames está a aproximar-se!

Concentração, força de vontade e organização são algumas das palavras-chaves para que o sucesso escolar seja garantido, mesmo em tempo de pandemia e escola virtual. Ainda que possa ser mais complicado garantir que está atenta a tudo, não é impossível.

É natural que, numa altura em que o stress e a ansiedade recheiam os nossos dias, fique mais complicado de acompanhar a matéria escolar. Trabalhar de casa pode nem sempre ser o mais fácil, mas é possível tentar tirar o melhor partido possível das suas vantagens. Mesmo aquelas pessoas que estão com mais dificuldades!

Ora veja abaixo algumas dicas que a vão ajudar a manter-se nos eixos:

Fale com os professores

Seja no final da aula, durante o período de dúvidas, seja assim que lhe surja uma questão e haja oportunidade ou, ainda, tentar uma pequena reunião de esclarecimento onde explica que está com algumas dificuldades em acompanhar algumas matérias. O importante é não ter nem medo nem vergonha, mostrar-se interessada em aprender e acompanhar e, acima de tudo, não deixar nada por esclarecer. Também pode obter por enviar um email onde é completamente sincera sobre as suas maiores dificuldades.

Crie um grupo de estudo virtual

Sabemos que os grupos de estudo presenciais não devem acontecer, mas quem disse que não se poderia organizar um evento digital? Junte algumas colegas que saiba que estão interessadas em aprender e trocar ideias e organizem um pequeno grupo de estudo. Marquem uma hora e estejam preparadas para trocar ideias e dúvidas. Podem até colocar questões umas às outras e fazer uma lista de dúvidas cuja resposta não tenham encontrado. É uma forma mais dinâmica e divertida de estudar para um exame final.

Coloque limites às redes sociais

Ponto número um: se está nas aulas, não mexa no telemóvel. É importante que durante esse tempo esteja atenta à matéria lecionada. Quando as aulas acabam, é importante que coloque um limite de “tempo de ecrã”. Isto porque sabemos que é bastante fácil perder-se durante horas em aplicações como o Instagram ou o Tiktok, deixando para trás tempos em que poderia estar a estudar. Assim sendo, organiza-se e faça um plano de horários com tempos específicos para o lazer, incluindo mexer no telemóvel.

Tutoriais online

Existem algumas dúvidas que podem ser tiradas com uma breve pesquisa na internet. Mas atenção: nem tudo o que encontramos nestas plataformas são verdade, há que saber escolher! Assim sendo, sempre que tenha alguma dúvida, procure por fóruns ou tutoriais que a possam ajudar, de forma mais prática, nas questões que lhe foram surgindo. Existem até vários testes online sobre as mais variadas matérias, que a podem ajudar a consolidar conhecimentos! Torne a experiência de estudar mais interativa e dinâmica!

Encontre um espaço só de estudo

É importante ter um espaço inteiramente dedicado ao estudo. Seja o escritório ou a escrivaninha no quarto, é importante que exista um lugar físico preparado para esta atividade. Faça desse mesmo local um espaço confortável onde se sinta bem. E que tal decorar com pequenos adereços natalícios? Umas luzes podem ajudá-la a sentir-se mais aconchegada e até a ter mais vontade de estar naquele local.

Tire tempo também para cuidar de si

Sim, também é importante que a nossa saúde não seja esquecida e que tiremos uns momentos para cuidarmos de nós mesmas. Seja com um banho relaxante, uma máscara capilar e facial ou uma aula de Ioga, tire também um tempo da sua agenda para cuidar de si.