Austrália diz sim ao casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Austrália está a avançar para a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo depois de se conhecerem hoje, 15 de novembro, os resultados de um inquérito postal não vinculativo, mas que permite que o parlamento discuta a proposta.

O ‘Sim’ ganhou com 61,6%, contra 38,4% do ‘Não’, segundo o Instituto de Estatística australiano, que processou as opiniões emitidas por 79,5% dos 16 milhões de australianos que estavam habilitados a pronunciar-se a favor ou contra o casamento homossexual.

O Primeiro Ministro australiano, Malcolm Turnbull, classificou este resultado de “inequívoco e avassalador”, acrescentando ainda que os australianos “votaram sim à equidade, sim ao compromisso, sim ao amor. Agora cabe-nos a nós, no parlamento australiano, avançar para dar continuidade ao que o povo australiano nos pediu para fazer”.

Perante o resultado esmagador do sim e a possibilidade de uma nova legislação, milhares de australianos saíram às ruas para festejar. O cantor John Paul Youn, o campeão de natação Ian Thorpe e a atriz Magda Szubanski também se juntaram à festa. Mais distantes mas igualmente felizes com esta conquista LGBT mostraram-se Kylie Monogue, Ellen DeGeneres, Tim Cook, Justin Trudeau e David Cameron, que felicitaram os australianos através do Tweeter.

O resultado abre a porta para que o governo de coligação conservadora permita a apresentação no parlamento australiano de um projeto de lei para reformar a Lei do Matrimónio, de 1961, a qual foi emendada em 2004, para precisar que esta união é exclusiva entre um homem e uma mulher.

Na galeria pode ver algumas imagens dos festejos de hoje na Austrália.

MBP com Lusa