Subir

Assunção Cristas fica em segundo lugar na corrida a Lisboa

Assunção Cristas

Segundo as primeiras sondagens das eleições autárquicas, Assunção Cristas terá um resultado entre os 16,2-20%, um segundo lugar, o dobro dos votos conseguidos por Paulo Portas em 2001. Ainda assim, um resultado distante do socialista Fernando Medina que segundo a sondagem Sic vai ter uma votação com uma variação entre os 41,4 e os 46%.

A grande derrotada da noite deverá ser Teresa Leal Coelho do PSD, que surge em quarto lugar com apenas 8,4-11% das votações. João Ferreira da CDU fica assim em terceiro lugar com 10-12,1%, deixando para último Ricardo Robles do Bloco de Esquerda com 7,7-9,9% dos votos.

No Porto também tudo aponta para uma vitória de Rui Moreira com um intervalo de 43-48% dos votos, seguindo-se Manuel Pizarro do PS com 30,3 a 34,%.

Os bons resultados do PS, já mereceram o comentário de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, ” A confirmarem-se as projeções do momento o PS tem um grande resultado. Quero deixar uma palavra de reconhecimento por uma grande vitoria em Lisboa. Quero também dizer que há uma notável recuperação do PS em relação às últimas eleições.”

De notar é ainda a redução da abstenção, que segundo as diversas sondagens será mais baixa do que a registada em 2013, ano em que atingiu o valor mais elevado desde 1976 com uma percentagem de 47,4%.