“Auto-parceria”. Emma Watson cria expressão e arrasa pressão social

emma watson reuters
Emma Watson [Fotografia: Reuters]

A cinco meses de fazer 30 anos, a atriz e ativista Emma Watson revela que os 29 têm sido “difíceis” e que têm sido marcados pelo “stress e ansiedade”. Na origem desta sensação está, exatamente, a pressão social exercida sobre as mulheres que, com esta idade, não têm ainda família constituída.

“Pensava: ‘Porque é que toda a gente cria tanto falatório com o facto de se fazer 30? Não é grande coisa”, afirmou a atriz em entrevista à edição britânica da revista Vogue. “Meu Deus, tenho-me sentido tão stressada e ansiosa”, acrescentou.

Justificando o porquê, Watson explicou a razão de tais sensações. “Percebi que existe um fluxo sanguíneo de mensagens subliminares. Se não se construiu casa, se não se tem marido, se não se tem um filho e se se está a chegar aos 30 anos, não estando num lugar incrivelmente seguro e estável na carreira, ou se se está ainda a tentar descobrir as coisas – há uma quantidade incrível de ansiedade”, descreveu na referida entrevista.

Por isso, e em reação a esta pressão social subconsciente sobre as mulheres, a ativista pelos direitos das mulheres cunhou uma expressão para se designar: estar numa parceria consigo própria. “Nunca acreditei no discurso de ‘sou feliz solteira’. Achava que era totalmente conversa fiada”, explicou, ressalvando: “Demorei muito tempo, mas estou muito feliz por estar solteira. Estou numa auto-parceria”.

Recorde-se que a sempiterna estrela da saga Harry Potter namorou com o empresário William Knight, uma relação que culminou em 2017. Mais de dois anos volvidos, os tablóides britânicos publicaram, no mês passado, imagens de paparazzi de Emma Watson a beijar um “homem-mistério”, com foi apelidado pelos jornais.

Do serviço gratuito a mulheres assediadas ao cinema

Ativista, a atriz lançou, em outubro, em Inglaterra e Gales, um serviço de consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho, pondo o pé na porta de uma realidade que, segundo dados apresentados pela própria entidade, atinge metade das mulheres. Destas, apenas 20%, acrescenta a mesma nota, é que acabam por denunciar o abuso dentro das empresas, sendo ainda menos as que recorrem à polícia.

Quanto à carreira da atriz, Emma Watson integra a nova adaptação de Mulherzinhas, cujo trailer já está disponível. Uma nova interpretação do clássico da autoria de Louise May Alcott, que chega às salas de cinema portuguesas em janeiro de 2020, contando com a atriz na pele de Meg, a irmã mais velha, numa versão que conta também com Meryl Streep.

CB

Imagem de destaque: Danny Moloshok/Reuters