Autora de ‘Handmaid’s Tale’ vem ao Porto

Margaret Atwood Fred Thornhill Reuters
Fotografia: Fred Thornhill/ Reuters

Margaret Atwood, a autora do livro ‘The Handmaid’s Tale’ (‘A História de Uma Serva’), vai estar em Portugal, no próximo mês de novembro. A escritora canadiana participa no evento ‘Fórum do Futuro’, que decorre no Porto, de 4 a 10 de novembro.

Neste evento anual, que se propõe debater as questões fundamentais da sociedade atual, sob diversas perspetivas, Margaret Atwood vai falar sobre a forma como os mitos influenciam sua obra, que aborda temas como o género, a sexualidade, a identidade, a linguagem, as crenças, as ordens sociais ou a ecologia. Nesta conversa moderada por Gareth Evans, escritor e curador na Whitechapel Gallery, Atwood explicará por que resiste ao rótulo de “feminista” aplicado aos seus livros, preferindo pensar neles como obras de “realismo social”.

A conferência da escritora – que viu lançada recentemente a edição portuguesa do seu livro ‘Chamavam-lhe Grace’ -, está marcada para dia 8, às 21h30, no Grande Auditório do Rivoli.

Pelo evento do Porto passarão ainda, entre outros, a artista e ativista política Nadya Tolokonnikova, cofundadora do grupo Pussy Riot, que vem falar sobre o ativismo artístico na Grécia Antiga, e o realizador do oscarizado ‘Chama-me Pelo Teu Nome’, Luca Guadagnino, no dia 4, a escritora e mitógrafa Marina Warner, presidente da Royal Society of Literature e aclamada classicista britânica, que participará numa conversa com a historiadora Beatriz Colomina, a 7 de novembro, e a autora do documentário ‘Zizek!’, Astra Taylor, a 9 de novembro.

Veja a programação completa aqui.

Autora de ‘The Handmaid’s Tale’ é uma “má feminista”?