AUTOvaucher: passo a passo para se inscrever e receber 20 euros por mês

aumento dos combustíveis pexels-gustavo-fring-4173096
[Fotografia: Gustavo Fring/Pexels]

A medida de apoio à mitigação do aumento dos combustíveis já estava em vigor desde o ano passado, o montante previa o apoio de cinco euros mensais e estava definido até março.

Porém, a guerra na Ucrânia, que eclodiu a 24 de fevereiro após invasão russa do território, está a fazer disparar o preço dos combustíveis, o que levou o governo a alargar no montante e no tempo a ajuda.

A partir desta segunda-feira, 7 de março, o aumento é de 20 euros, mas pressupõe a inscrição na plataforma IVAucher, que já tinha sido criada em plena pandemia para fazer face a perdas das atividades culturais, hoteleiras e restauração.

Veja agora, em passos simples, como fazer essa inscrição e receber o desconto em gasolina e gasóleo, que aumentaram oito e 14 cêntimos por litro, respetivamente, esta semana e que colocam o segundo a custar mais do que a primeira, em Portugal.

Dirija-se ao site da IVAucher, que pode aceder aqui para iniciar a operação, e faça a inscrição.

AUTOvaucher
[Fotografia: Captura de ecrã]
Escolha depois a modalidade em que se apresenta ao apoio. No caso, no estatuto de ‘consumidor’.

AUTIOvaucher
[Fotografia: Captura de ecrã]
Por fim, deve preencher os campos apresentados com o nome, o número de contribuinte, número de telemóvel e endereço de email. Prosseguir nas autorizações necessárias.

AUTOvaucher
[Fotografia: Captura de ecrã]
Uma vez aprovada, começará a poder aceder à sua área pessoal e consultar todas as transferências que foram feitas.

Recorde-se que se trata de um desconto que passa a ser aplicado a 200 litros de combustível por mês, em vez dos 50 litros que estavam em vigor desde outubro, mantendo o rácio de ajuda de 10 cêntimos por litro.

A medida foi anunciada na sexta-feira ao fim do dia, 4 de março, em conferência de imprensa conjunta dos ministros das Finanças e do Ambiente, João Leão e João Pedro Matos Fernandes, que definiram ainda mais quatro medidas energéticas para tentar mitigar o aumento de combustíveis, o décimo em 2022 e, de longe, o mais elevado.