Avó de Kate Middleton decifrava códigos na Segunda Guerra Mundial

Kate Middleton falou pela primeira vez sobre a sua avó
Kate Middleton falou pela primeira vez sobre a sua avó

O príncipe William não é o único elemento da realeza britânica com empolgantes histórias familiares para contar. A sua mulher, Kate Middleton, aproveitou o lançamento do primeiro livro de puzzle da agência de espionagem britânica Government Communications Headquarters (GCHQ), inspirada nos homens e mulheres que decifraram códigos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), para revelar que a sua avó assumiu essas mesmas funções.

“Sempre senti um imenso orgulho na minha avó, Valerie Glassborow, que trabalhou em Bletchley Park [antiga instalação militar secreta do Reino Unido] durante a Segunda Guerra Mundial. Ela e a sua irmã gémea, Mary, assim como milhares de outras jovens mulheres, serviram para quebrar os códigos dos inimigos, como parte dos esforços dos Aliados”, revelou a duquesa de Cambridge.

“Elas falaram pouco desse período da guerra, mas sabemos agora o quão importante foram esses homens e mulheres de Bletchley Park, que resolveram alguns dos maiores problemas com os quais o país se deparou”.

Os lucros obtidos com a venda do livro revertem, na totalidade, para a campanha de solidariedade Heads Together – focada no alerta de problemas de saúde mental -, que Kate, William e o príncipe Harry apadrinham. Middleton, que sente uma ligação muito especial a este projeto, aceitou ainda escrever o prefácio da obra.

“O William, o Harry e eu estamos muito agradecidos pelo facto de este livro apoiar a nossa campanha. Espero que agrade, que desafie os leitores, mas também que ajude a promover uma discussão aberta sobre problemas de saúde mental, que podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou do seu passado”, frisou ainda a mãe dos príncipes George, de três anos, e Charlotte, de um.