AVON doa 12 mil euros à APAV

abuso-violencia
Fotografia: Shutterstock

A AVON, marca de cosmética, vai doar um total de 12 mil euros à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). O Delas.pt falou com Carmen Rasquete, secretária-geral da APAV e com Susana Pereira, responsável da AVON em Portugal, sobre a importância desta parceria.

O apoio da AVON a causas próximas do bem-estar das mulheres “sempre fez parte da estrutura da marca”, afirma o gigante da cosmética em comunicado de imprensa. Desde 2009 que se associa e ajuda a APAV, nomeadamente através da venda de produtos cujas receitas revertem a 100% para esta causa.

Segundo a responsável pela AVON, Susana Pereira, esta iniciativa enquadra-se na Campanha Global contra a Violência Doméstica e é “levada a cabo pela AVON em todos os países onde se encontra, sendo que passa pela venda de produtos cujas receitas revertem a 100% para a APAV e pelo apoio a programas de consciencialização, educação e prevenção com um impacto direto na violência doméstica”, explica.

Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, e sexta-feira, 24 de maio, a AVON organiza uma ação de sensibilização para cerca de 150 revendedores em Lisboa, no Hotel Fénix (Marquês de Pombal) e no Porto (Hotel Ipanema Campo Alegre), respetivamente, sobre a temática. A ocasião servirá para a marca entregar um cheque de 12.000€ à APAV.

Este é o destino dos donativos da AVON

Carmen Rasquete, Secretária-Geral da APAV, afirmou ao Delas.pt que “o donativo da AVON terá como destino as estruturas de acolhimento da APAV, que abrigam mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Estes espaços têm como propósito garantir, em situação de crise, a proteção e segurança imediata das vítimas, prevenindo novas situações de vitimação, promover a reestruturação do projeto de vida e assegurar a autonomização, independência e reintegração social das vítimas”, explicou.

Tal como refere a responsável, estas estruturas de acolhimento acompanham de forma personalizada cada vítima, entendendo e adequando os meios às suas necessidades, para além “da garantia das suas necessidades básicas como a alimentação, educação, formação, entre outras”.

A Secretária-Geral da APAV afirmou ainda que gostaria de fazer novas parceiras com a marca feminina AVON, defendendo que “o combate à violência doméstica, bem como a consciencialização e sensibilização da sociedade para os fenómenos da vitimação são uma preocupação da AVON e que os valores e princípios desta marca se alinham, em grande medida, com os da APAV, esperamos ter novas iniciativas no futuro”.

Também Susana Pereira, responsável da AVON em Portugal, mostrou o mesmo desejo. “Este é o décimo ano consecutivo que apoiamos esta causa e o nosso objetivo é continuar com este apoio”, afirmou, acrescentando ainda que “entre 2009 e 2018, a AVON conseguiu angariar 81 mil euros para a APAV“.

A responsável da marca falou ainda sobre a importância desta parceria, admitindo que “sendo a AVON uma empresa feita maioritariamente de mulheres e dirigida a mulheres, sente que deve participar na luta contra um problema que assola a sociedade portuguesa e parece estar longe de abrandar“. Por isso, “a missão é ajudar a APAV a criar espaços onde as mulheres se sintam seguras e protegidas, num ambiente de paz e solidariedade”.

Carmen Roquete também frisou a importância desta parceria para a APAV, afirmando que “enquanto instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, é muito importante contar com o apoio das demais entidades empresariais presentes na sociedade civil”. A representante fala ainda sobre a temática da responsabilidade social, afirmando que esta parceria espelha bem esta consciencialização.

APAV ajudou quase uma centena de mulheres por semana em 2018

Mães idosas já ligam para a APAV para tentarem evitar agressões dos filhos