Ballet: chegaram as primeiras sapatilhas de ponta castanhas

A companhia britânica de bailarinos profissionais de descendência negra, asiática ou mista Ballet Black juntou-se à marca de calçado de dança Freed of London para criar dois modelos de sapatilhas de ponta de cor castanha e bronze. Esta colaboração assinada a primeira vez que se produzem modelos deste calçado próximos de outros tons de pele que não o caucasiano.

Até agora existiam os tradicionais modelos em cor-de-rosa, bege ou preto, que obrigavam os bailarinos com peles mais escuras a aplicar maquilhagem nas sapatilhas de modo a manter a uniformização dos pés à cabeça, que faz parte da prática do ballet. Numa reportagem da BBC, alguns bailarinos da Ballet Black mostram parte deste processo, explicando que além de ser uma tarefa que ocupa cerca de duas horas, obriga a um gasto adicional e elevado em maquilhagem.

Para Marie Astrid Pence, uma das bailarinas da companhia, esta inovação na cor das sapatilhas representa também uma forma de inspirar e motivar crianças e jovens a juntarem-se ao ballet. Segundo afirmou à BBC, “quando era mais nova não tinha nenhuma referência para continuar a praticar ballet ou para me inspirar porque nessa altura, em Paris, não via nenhum bailarino ou bailarina negros, e agora ser uma bailarina que utiliza sapatilhas de ballet bronze é uma sensação incrível. É fantástico e espero poder inspirar outros bailarinos mais novos e fazer com que queiram praticar ballet”.

https://www.instagram.com/p/BpUwUiPAJw8/

As sapatilhas de ponta em bronze e castanho foram desenhados por Cassa Pancho MBE, fundadora e Diretora Artística da Ballet Black e pela bailarina sénior Cira Robinson, e todo o processo, desde a sua criação ao desenvolvimento, demorou cerca de um ano. Os novos modelos passaram a integrar a coleção da Freed of London, e estão disponíveis para venda mediante encomenda especial desde outubro de 2018.

Percorra a galeria acima para conhecer as novas tonalidades destas sapatilhas disponíveis.

MTV EMA 2018: uma passadeira vermelha repleta de brilhos

A loja online da Falconeri chega finalmente a Portugal