Alguém se apropriou da coroa de Ana Bolena

A redução dos complicados toucados da Idade Média, que em muito se assemelhavam aos que hoje associamos às bruxas, bicudos e com um véu na ponta, resultou naquilo que podemos chamar hoje de bandoletes. Peças de cabeça arredondadas ou pontiagudas em cima, revestidas em tecido e muitas vezes adornadas com pérolas e pedras preciosas, eram assim que se usavam no século XVI.

Nesta altura estes adornos de cabeça estiveram na moda e apesar de não serem tão preciosos como uma tiara conquistaram toda a corte, incluindo as seis mulheres de Henrique VIII de Inglaterra que são retratadas quase sempre com este adorno posto, tanto nas pinturas da época como nos retratos cinematográficos que lhes são feitos.

Nesta altura as bandoletes eram chamadas de tocados, com o passar dos séculos foram reduzindo os adornos e no século XX tornaram-se bem mais simples que nessa altura. No anos 1950 as bandoletes voltaram a ter o seu momento de glória, sendo pequenas e semelhantes à parte superior de um turbante e colocadas como um pequeno chapéu. Três décadas depois voltaram a subir à ribalta desta vez à boleia do exagero dos anos oitenta, ganhado adornos, vestindo-se de veludo não poucas vezes e ganhando texturas acolchoadas. A moda estendeu-se até aos anos 90 e esteve presente em muitos dos momentos da vida pública da Princesa Diana, bem como algumas aparições nos palcos da música Pop.

Ao longo do tempo este acessório tem feito várias reaparições esporádicas, mas este inverno chegou em força. A moda chega em várias versões: temos as bandoletes tradicionais, os semi-turbantes e as fitas de tecido. São todas diferente mas prendem o cabelo exatamente da mesma forma por isso podem ser postas na mesma categoria.

Esta tendência chegou mesmo a tempo do outono e é uma ótima opção para salvar o cabelo do vento, para esconder franjas com o tamanho errado ou até para disfarçar o cabelo no dia em que começa a ficar oleoso (só vale mesmo no primeiro dia, no segundo já só champô é que resolve o problema).

Veja na nossa galeria alguns dos momentos históricos das bandoletes e veja as nossas sugestões para seguir a tendência.