Bannie Kang, a mulher que conquistou competição mundial de bartender

baniie abrir
[Fotografia: Divulgação]

Formou-se em gestão hoteleira em Seul, mas foi em Singapura que Bannie Kang começou a dar nas vistas como bartender, quando aceitou o primeiro trabalho num dos mais reputados bares de cocktails, o City Space. De regresso à terra natal, aprofundou conhecimentos, especializou-se e juntou este universo ao pessoal que já carregava.

Sendo oriunda de uma família que promovia hábitos e dietas saudáveis e equilibradas, não foi, por isso, estranho que passasse a incluir ingredientes mais tradicionais nos seus cocktails e oriundos dos pratos sul-coreanos, somando especiarias, pastas. A integrar o seu cardápio pessoal, constam também bebidas mais autóctones, entre eles o licor de ameixa e ginseng.

[Fotografia: Divulgação]

Nove anos depois e com reconhecimento e prémios no currículo, Bannie Kang acaba de ser nomeada, em Glasgow, na Escócia, a melhor bartender do mundo de 2019, consagração obtida na competição da especialidade: o Diageo World Class Bartender of the Year, e que reuniu milhares de profissionais vindos dos cinco continentes.

A prova passava por, durante os quatro dias, encontrar uma combinação de “três bebidas cítricas que explorassem a frescura no coração do gin Tanqueray No. Ten; elevassem a receita de highball com o whisky Johnnie Walker; e que numa ronda final em contrarrelógio, em que eram julgados pelas lendas da indústria, desenvolvessem um cocktail sob pressão de tempo”, explica o comunicado de imprensa.

Os cocktails mais famosos do cinema

Bannie Kang sagrou-se vencedora, assumindo agora o cargo de embaixadora para os próximos 12 meses. Uma conquista feita passo e passo depois de ter passado a fase de competições nacionais, na qual foram apuradas os melhores por país.

Escolhidos os 53 finalistas, o grupo participou em várias eliminatórias. Mais recentemente e na reta final da competição, contavam-se apenas oito participantes, das quais Bannie era uma das duas mulheres presentes na final. Esta é a terceira vez que uma mulher vence esta prova mundial.

“Tem sido uma experiência incrível. Foi muito divertido e muito trabalhoso – um verdadeiro turbilhão. Quero dar os meus parabéns aos finalistas: havia tantas bebidas incríveis criadas nesta semana que podia ser qualquer um de nós a ganhar esta competição”, afirmou a vencedora, em nota enviada à imprensa. “Aprendi imenso e fiz amigos para a vida. Foi um privilégio passar os últimos dias com estas pessoas, a trabalhar com estas marcas de bebidas incríveis na melhor competição de cocktails do mundo. Ter ganho foi a cereja no topo do bolo”, acrescentou.

“Este ano foi um dos mais competitivos que já tivemos”, afirmou, na mesma nota, Simon Earley. O diretor do Diageo World Class referiu ainda que “a perícia e o talento dos bartenders que competiam entre si nos vários desafios foram super inspiradores. A Bannie Kang é uma vencedora merecida por causa da sua técnica ímpar, a sua consistência e a manualidade que de facto fizeram com que se destacasse ao longo dos quatro dias”.

Imagem de destaque: Divulgação

6 receitas de cocktails para brindar com os amigos