Nem reis, nem damas. Este baralho quer acabar com sexismo

pexels-romina-bm-4940096

A ideia partiu de uma estudante dos Países Baixos e já pode ser encontrada à venda com o nome GSB Cards. Tudo começou no verão, quando Indy Mellinck, a jogar cartas com os primos, ficou surpreendida por saber que o rei valia mais do que a rainha e que todos – reais, rainhas, valetes – eram todos brancos. Por isso, decidiu ela própria reparar essa desigualdade de género e de raça, substituindo as figuras por ouro, prata e bronze, mantendo inalterado o restante baralho.

GSB Cards é o acrónimo de Gold, Silver Bronze, o que em português significa Ouro, Prata e Bronze e os baralhos, que podem ser personalizados, já estão disponíveis online, que podem ser comprados à unidade por 9,95€ ou em pack de dois (19€).

“Este jogo de cartas foi desenhado com uma paixão pela luta pela igualdade de género e raça. O nosso objetivo é que todos se sintam confortáveis ​​jogando cartas ”, conclui Indy Mellinck, citada na imprensa francesa.

Até ao momento, foram vendidas mas de “1.500 unidades em França, Bélgica, Alemanha e até nos Estados Unidos. As lojas de jogos têm mostrado interesse em vender o jogo”, lê-se no site. Mellinck concluiu o mestrado em Psicologia Forense e dá aulas na Universidade Erasmus, em Roterdão.