Barbie de cadeira de rodas e com prótese chega em junho a Portugal

A Mattel quer a sua célebre boneca a representar cada vez mais mulheres. Nesse sentido, no ano em que a Barbie cumpre 60 anos de existência, a multinacional anuncia o lançamento de novos modelos em que surgem de cadeira de rodas e com próteses. “Barbie incluiu na sua linha um espaço dedicado a bonecas com deficiências físicas, enaltecendo assim os ideais de uma marca virada para a igualdade e inclusão de todos”, lê-se no comunicado enviado pela marca.

A intenção desta aposta, refere a mesma nota, pretende “evidenciar a flexibilidade da marca ao tentar chegar a todas as raparigas, preenchendo os seus desejos de terem uma boneca com a qual se identifiquem”.

Estas duas novas propostas inclusivas integram a coleção Barbie Fashionista que tem vindo a lançar modelos que apostam na diversidade e que têm passado pela edição de bonecas com tons de pele, cor de olhos, formas físicas, cabelos e texturas diferenciados.

Para assinalar as seis décadas de existência da célebre boneca, a Mattel avança que irá acrescentar “novos tipos de corpo, nomeadamente com uma cintura menos delineada, um busto menor, braços mais definidos e ainda uma nova textura de cabelo”.

Uma aposta a que se junta o facto de a Barbie já representar, desde a sua origem, em 1959, mais de 200 profissões femininas. Este ano e à boleia do aniversário, a Mattel aposta na imagem da mulher no mundo da ciência e vai relançar, segundo garantiu fonte oficial da companhia ao Delas.pt, a Barbie astronauta, um êxito dos anos 70 do século passado.

Na galeria acima, recorde as portuguesas que já inspiraram e personificaram vários modelos da Barbie. Entre as eleitas estão uma mulher-polícia, a artista Plástica Joana Vasconcelos ou a atriz Cláudia Vieira.

Imagem de destaque: Divulgação

Barbie faz 60 anos em março e vai haver festa em Portugal