Barbie faz 60 anos em março e vai haver festa em Portugal

A mais célebre boneca do mundo assinala, em março, 60 anos de existência. E para evocar o momento, a Barbie estará no centro das atenções no dia Internacional da Mulher, a 8 de março, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

O mote das comemorações passa por evocar a boneca da Mattel – que já conhece versões portuguesas (pode recordá-las na galeria acima)- para “inspirar futuras mulheres que queiram encarreirar por carreiras cientificas”, refere o comunicado.

Dava Newman [Fotografia: DR]
Dava Newman [Fotografia: DR]

Caberá a Dava Newman, professora no MIT, ex-diretora da NASA e modelo inspirador para um novo modelo da Barbie, fazer a ponte em dia de festa. Esta responsável irá protagonizar uma conferência intitulada O Papel das Mulheres nas Ciências, e que vai ser dirigida ao público dos 10 aos 16 anos.

Os 60 anos da icónica boneca irá também levar à reedição da Barbie astronauta, que nasceu nos anos 70 do século passado. Esta é, curiosamente, uma das 200 profissões que já retratou ao longo de seis décadas de existência.

Entre polémicas em torno de uma imagem estereotipada da mulher e protagonista de sátiras, a Barbie tem vindo a diversificar a sua área de atuação, tendo recentemente dado corpo a homenagens a mulheres que têm escapado a estereótipos e que têm feito a diferença, marcando o curso da História.

Entre as homenageadas, contam-se edições que evocam a boxeur olímpica inglesa Nicola Adams, a esgrimista americana Ibtihaj Muhammad, a modelo e ativista Ashley Graham, a primeira bailarina principal afro-americana no American Ballet Misty Copeland, e a diretora do filme Selma, Ava DuVernay.

A Barbie engordou e o Ken vai menos ao ginásio

Em 2018 e com o propósito de empoderar as meninas e raparigas contra o célebre teto de vidro, a Barbie lançou o projeto role models, tendo introduzido uma linha de versões inspiradas em mulheres como a pioneira da aviação norte-americana e defensora dos direitos das mulheres Amelia Earhart, a pintora Frida Kahlo e a física, matemática e cientista espacial Katherine Johnson.

Imagem de destaque: DR

Margot Robbie vai ser a Barbie no novo filme realista