Barbie faz 60 anos e está mais diversificada que nunca

A mais célebre boneca do mundo assinala, este sábado, 9 de março, 60 anos de existência. Para evocar o momento, a famosa boneca esteve no centro das atenções no esta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

As comemorações evocam a boneca da Mattel – que já conhece versões portuguesas (pode recordá-las na galeria acima) – para “inspirar futuras mulheres que queiram encarreirar por carreiras cientificas”, refere a empresa em comunicado.

Dava Newman [Fotografia: DR]
Dava Newman [Fotografia: DR]
Coube a Dava Newman, professora no MIT, ex-diretora da NASA e modelo inspirador para um novo modelo da Barbie, fazer a ponte em dia de festa. A engenheira participou na conferência O Papel das Mulheres nas Ciências e garantiu, em entrevista ao Delas.pt, que pode ler aqui, que “vamos ter pessoas a viver em Marte, mas não muitas”.

Os 60 anos da Barbie vão também levar à reedição da Barbie astronauta, que nasceu nos anos 70 do século passado. Esta é, curiosamente, uma das 200 profissões que a marca já retratou ao longo de seis décadas de existência.

Entre polémicas em torno de uma imagem estereotipada da mulher e protagonista de sátiras, a Barbie tem vindo a diversificar a sua área de atuação, tendo recentemente dado corpo a homenagens a mulheres que têm escapado a estereótipos e que têm feito a diferença, marcando o curso da História.

Entre as homenageadas, contam-se edições que evocam a boxeur olímpica inglesa Nicola Adams, a esgrimista americana Ibtihaj Muhammad, a modelo e ativista Ashley Graham, a primeira bailarina principal afro-americana no American Ballet Misty Copeland, e a diretora do filme Selma, Ava DuVernay.

A Barbie engordou e o Ken vai menos ao ginásio

Em 2018 e com o propósito de empoderar as meninas e raparigas contra o célebre teto de vidro, a Barbie lançou o projeto role models, tendo introduzido uma linha de versões inspiradas em mulheres como a pioneira da aviação norte-americana e defensora dos direitos das mulheres Amelia Earhart, a pintora Frida Kahlo e a física, matemática e cientista espacial Katherine Johnson.

Imagem de destaque: DR

Barbie de cadeira de rodas e com prótese chega em junho a Portugal

 

Margot Robbie vai ser a Barbie no novo filme realista