“Não me minta” (Don’t Lie to Me) é a música já conhecida do novo álbum de Barbra Streisand que terá claramente um tom político e que vai ser lançado a 2 de novembro. Este primeiro tema conhecido (que pode ouvir acima) emerge como uma mensagem crítica ao presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, embora não frontalmente assumida pela cantora de 76 anos, uma vez que ela nunca menciona o nome do chefe de Estado norte-americano na letra da música.

Há, porém, uma breve referência que facilmente evoca o multimilionário: “Pode construir torres de bonze e ouro, castelos no céu, pode usar fumaça e espelhos”, canta.

Neste novo tema, a artista questiona, na música agora divulgada, “como não consegue dizer a verdade?”. “É difícil acreditar no que diz. Como não consegue sentir as lágrimas que chorei hoje”, começa por cantar Streisand no tema que integra o álbum Walls (Muro), o mais recente trabalho de originais da cantora desde 2005.

E prossegue: “Como pode ganhar se todos perdemos?” Barbra acusa-o de “não ver a floresta ou as árvores” e pergunta-lhe como consegue dormir à noite quando o mundo está a mudar desta maneira, “está a arder”.

“Este é o meu protesto”

Em declarações à revista norte-americana Bilboard, Streisand revelou que “precisava de deixar o seu testemunho” e que encarava este álbum como “um protesto, de certo modo, contra este momento sem precedentes na história dos EUA”.

Um ímpeto que emergiu aquando do fim da tournée, quando – revelou a cantora – “a última eleição presidencial estava perto”. “À medida que o tempo passava, comecei a pensar em gravar um disco que refletisse o que ocorria no país”, explicou.

Apesar de ter um forte cariz político, Streisand vinca que Walls quer também passar uma mensagem positiva. Na verdade, entre os temas do álbum estará uma versão de Imagine, dos Beatles, com What a Wonderful World, de Louis Armstrong.

Imagem de destaque: DR

Efeito Trump: um ano de Casa Branca, um ano negro para as mulheres

Stormy Daniels revela ameaças e silêncios impostos por advogado de Trump