Batalha contra a celulite. Tipos e como as combater a tempo das férias

celulite
[Fotografia: Cottonbro/ Pexels]

Com o verão à espreita e os biquínis e fatos de banho a serem preparados para serem resgatados dos armários, nada melhor que começar já a ter alguns cuidados para depois arrasar na praia ou na piscina.

A celulite é um problema que afeta as mulheres independentemente da idade. Embora teime em não desaparecer e ela seja cada vez menos uma questão determinante na forma como cada mulher se aceita a si própria, a verdade é que existem pequenos truques que podem ajudar a minimizar efeitos. Mas antes de chegarmos lá, conheça os tipos de celulite. Uma vez identificados, será mais fácil ser eficaz a combatê-los

Os três tipos

A celulite é uma condição que atinge a hipoderme, a camada mais profunda da pele, é aqui se acumulam os adipócitos, células responsáveis pelo armazenamento de gordura. Quando estas células se acumulam, aumentam de tamanho e empurram o resto das camadas da pele, causando o sobejamente conhecido efeito casca de laranja.

Mas ela não é toda igual. A celulite edematosa localiza-se essencialmente nas pernas e está ligada à flacidez. Esta é mais comum nas adolescentes devido às alterações hormonais.

Já a celulite suave costuma surgir por falta de exercício físico. É uma espécie de sequela dos regimes dietéticos io-iô, marcados pelo rápido aumento e perda de peso em pessoas que antes praticavam exercício físico e agora se tornam mais sedentárias.

A celulite dura, por norma, apresenta-se como nódulos dolorosos e tecido fibroso difícil de eliminar. Aspetos como má circulação sanguínea, alimentação desequilibrada, problemas hormonais, genética, falta de exercício físico e o envelhecimento podem estar na origem deste problema.

Como combater

Optar por cremes anticelulite pode ser uma boa opção, bem como aplicar regularmente água fria dos tornozelos até à zona das virilhas.

A escolha da roupa que usa também não é alheia à maior ou menor presença das marcas nas pernas. Por isso, evite vestuário muito justo e sapatos apertados, pois comprimem o corpo e dificultam a circulação do sangue, hábitos que potenciam depois o surgimento da celulite.

Manter-se hidratada também é fundamental para tratar esta condição. Deve beber bastante água e escolher alimentos ricos em água como o pepino, a melancia e brócolos.

Tenha cuidado com o nível de açúcar no sangue. Níveis muito elevados propiciam uma acumulação de gordura. Tente ingerir alimentos como peixe ou carne de aves e que irão manter o seu organismo satisfeito durante mais tempo, desacelerando a digestão e libertando insulina.

A vitamina C também é importante, uma vez que o colagénio oferece firmeza à pele. Ingira alimentos como laranjas, toranjas, entre outros, ricos em vitamina C, o que ajuda à síntese do colagénio na pele.

Alie a estes cuidados a prática regular de exercício físico, três a cinco dias por semana. Abandone decisivamente ou reduza hábitos como o tabaco, o consumo de álcool, refrigerantes ou café em excesso.