Batizado do bebé real: os convidados e as ausências de uma cerimónia privada

O batizado do filho de Meghan e Harry decorreu este sábado, 6 de julho, numa cerimónia íntima e privada e sem a revelação da identidade dos padrinhos de Archie Harrison Mountbatten-Windsor, como já tinha sido avançado por alguns órgãos de comunicação, antes do fim de semana da cerimónia.

No sábado, o bebé dos Duques de Sussex recebeu o batismo na capela privada do castelo de Windsor, numa cerimónia celebrada pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, segundo escreveu o casal real na sua página oficial de Instagram, ao lado de duas fotografias de família do batizado.

Numa delas é possível ver, além de Archie e dos pais, Kate Middleton e o príncipe William, as irmãs de Diana, a mãe de Meghan Markle, Doria Ragland, as irmãs da princesa Diana, Sarah McCorquodale e Jane Fellowes, o príncipe Carlos e Camila Parker Bowles. Mas a fotografia também revela ausências de peso. Desde logo a da rainha Isabel II e do marido, o Duque de Edimburgo, mas também do irmão de Diana, Charles Spencer.

 

Fotografia do batizado de Archie [Chris Allerton ©️SussexRoyal]

A identidade dos padrinhos do bebé também continua por confirmar. Apesar de falarem neles no texto oficial, Meghan e Harry não os identificaram na mensagem que publicaram ao lado da foto de família, escrevendo apenas que “Suas Altezas Reais se sentem afortunadas por poder apreciar este dia com a família e os padrinhos de Archie”.

Um batizado feito de memórias e história

A cerimónia do batizado de Archie foi marcada pela lembrança da princesa Diana, não só pela presença das suas irmãs, como pela homenagem simbólica que Kate lhe prestou.

A duquesa de Cambridge, usou os brincos de pérola Collingwood de Diana, que a princesa usara no batizado de Harry.

O pequeno Archie também vestiu um fato que tem sido usado pelos bebés da família real, nos seus batizados, nos últimos 11 anos. Trata-se de uma réplica, feita à mão, do vestido original Royal Christening Robe, mandado fazer pela Rainha Victoria, em 1841, e usado, pela primeira vez, pela sua filha mais velha. O vestido original, continua a informação publicada na página oficial de Instagram dos Duques de Sussex, foi posteriormente usado no batismo de diferentes gerações de membros da família real, incluindo a atual monarca, Isabel II, os seus filhos e netos.

A peça original foi usada até 2004, tendo a rainha mandado criar, entretanto, uma réplica feita à mão, “de modo a preservar este artefacto histórico e manter a tradição”.

 

AT

 

Príncipe Harry e Meghan mostram bebé pela primeira vez

 

Príncipe Harry fala sobre o parto: “Estou incrivelmente orgulhoso da minha mulher”