BBC elege neta de Nelson Mandela como uma das mulheres do ano

Zoleka Mandela
Zoleka Mandela

Zoleka Mandela. 36 anos. Sobreviveu a abusos sexuais, a dois cancros, ao vício das drogas e à morte de dois filhos. A neta do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, conquistou a BBC com a sua história e conseguiu um lugar na lista das 100 Mulheres de 2016, agora divulgada pela estação pública britânica.

A vida de Zoleka nunca foi fácil. Com dez anos, assistiu à saída do seu avô da prisão e conheceu-o pela primeira vez (até então, apenas o conhecia como um “homem encarcerado”). Passou a obedecer às “rígidas regras” do líder da Renamo, mas sempre o olhou com admiração. Não demorou muito até que o seu avô, na sequência da negociação do fim do Apartheid, assumisse a liderança do país – a 27 de abril de 1994 – e se tornasse uma figura histórica.

A vida pessoal da jovem Mandela, no entanto, não teria um rumo feliz. Foi vítima de abusos sexuais quando ainda era criança, algo que a marcou para o resto da vida. Bebeu a sua primeira bebida alcoólica com apenas nove anos e lutou, durante toda a adolescência (e até na vida adulta), contra o vício de álcool e drogas.

Aos 21 anos, já era mãe de uma menina, Zenani. Esta morreria em 2010, aos 13 anos, num acidente de viação provocado por um condutor sob o efeito de álcool. Na altura, Zoleka ainda lutava contra os seus vícios e estava internada no hospital na sequência de uma tentativa de suicídio. “Foi o período mais obscuro e doloroso da minha vida”, confessou à BBC.

Dois meses depois da tragédia, a neta de Mandela internou-se num centro de reabilitação e deu início a uma nova fase da sua vida. Mas as adversidades regressariam pouco depois. Aos 32 anos, foi-lhe diagnosticado cancro da mama. Superou-o, voltou a engravidar e deu à luz um menino, Zwelami, que morreu poucos dias após o parto.

“Eu não era a mãe que os meus filhos mereciam”, admite agora Zoleka, totalmente recuperada da dependência de álcool e drogas.

Esteve em remissão até este ano, voltando a submeter-se a uma nova operação para remoção do tumor e a quimioterapia. Entretanto, conheceu a sua cara-metade, Thierry Bashala, com quem já tem uma filha. Atualmente, Zoleka Mandela dá a voz a várias campanhas solidárias.

https://www.instagram.com/p/BNOQbg6BInd/?taken-by=zolekamandela