Beber muito chá verde pode afetar a fertilidade

Com o frio que se faz sentir no inverno são muitos os portugueses que têm o hábito de beber cacau quente ou chá, seja de manhã, ao lanche ou antes de dormir. No entanto há más notícias para as mulheres fãs de chá verde. Apesar de ser uma bebida com muitos benefícios para a saúde por ser rica em antioxidantes, reduzindo o risco de cancro da pele e perda de memória, o consumo de chá verde em demasia pode afetar a fertilidade do sexo feminino.

link_WhatsAppSe fizer uma breve pesquisa no Google pelas palavras-chave “chá verde fertilidade” vai reparar que são vários os sites que lhe dizem que esta bebida duplica as hipóteses de engravidar. Mas parece não ser bem assim. Um estudo publicado no Journal of Functional Food e citado pela revista Women’s Health norte-americana concluiu que beber grandes quantidades de chá verde pode ser prejudicial.

Para chegarem a esta conclusão, os autores do estudo expuseram 48 moscas da espécie drosophina melanogastar, conhecidas como moscas-da-fruta, a diferentes doses de polifenóis do chá verde. Entre os machos não se registaram grandes alterações, mas nas fêmeas houve “uma redução significativa na reprodução”.

Além disso, as crias das moscas que foram submetidas aos polifenóis do chá verde acabaram por nascer com defeitos nos genitais: registou-se atrofia nos testículos, no caso dos machos, e nos ovários, no caso das fêmeas.

Por que razão os testes foram feitos em moscas-da-fruta?

As moscas da espécie drosophina melanogastar costumam ser bastante utilizadas pelos cientistas em pesquisas da área biomédica, mas os especialistas alertam para o facto de este inseto ser bastante mais pequeno que os seres humanos e, por isso, bastar uma pequena quantidade de polifenóis do chá verde para que se verifiquem efeitos, enquanto no caso dos humanos são necessárias grandes quantidades.

“A mosca-da-fruta é considerada um excelente modelo para avaliar a toxicidade de uma determinada substância“, escreveram os autores do estudo.

Se estiver a tentar engravidar deve, portanto, consultar um obstetra e pedir-lhe que lhe indique quais os alimentos e bebidas que pode ou não consumir. Dificilmente algum especialista vai aconselhá-la a deixar de beber chá verde, mas podem dizer-lhe para moderar o consumo.


Leia também:

O que o chá verde faz à sua saúde