#belarecatadaedolar, um título que virou hashtag no Brasil

temer

No meio do turbilhão político que o Brasil vive por este dias a revista Veja fez um artigo sobre a mulher do vice-presidente em exercício Michel Temer, apontado como sucessor de Dilma no caso da destituição se concretizar e em rota de colisão com Russef. O artigo publicado no dia 18 tem como título “Marcela Temer: Bela, recatada e ‘do lar’” e faz um retrato da mulher de Temer muito próximo de um certo papel social muito colado ao passado: ela é apresentada como alguém que se dedica inteiramente a cuidar do filho e do marido.

As reações não se fizeram nas redes sociais e surgiram no Instagram, no Twitter e Facebook. No Instagram, por exemplo, a hashtag #belarecatadaedolar tinha 73 818 publicações e ao contrário do retrato de Marcela as mulheres autorretratam-se de todas as maneiras e feitios, menos como recatadas…

Rebel #BelaRecatadaEDoLar #desejorealizadopelageekwish

Uma foto publicada por Iara Magalhães (@iarabm) a


#belarecatadaedolar

Uma foto publicada por Júlia Paes (@juliapaesm) a

 

No Twitter a hashtag continua a crescer e não só com fotografias e auto-retratos. Há composições sobre a capa da Veja que a datam de 1916, vídeos explicativos do que esta entrevista quer dizer neste momento político e até gifs de empresas que apanharam a onda.