Beleza: ‘palhinhas’ descartáveis, cotonetes e tiras de papel

Especial-covid

As grandes superfícies de venda de maquilhagem parecem ter alinhado num slogan comum e que poderia bem ser ‘é proibido tocar’. Com todos os produtos revestidos de película aderente, os clientes não podem contactar com sombras, batons, bases, rímeis, cremes e perfumes. Tudo está vedado e só os funcionários podem mexer, recorrendo a soluções descartáveis.

Esta visita às lojas de perfumes e make up encetada pelo delas.pt foi feita em centros comerciais em três cidades do país – Lisboa, Coimbra, Torres Vedras -, no inicio desta semana, e procurou perceber como estão a ser postos em marcha os novos cuidados de saúde pública requeridos na sequência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Uma visita que abrangeu lojas de roupa, cosmética e perfumaria, lingerie e calçado.

Para lá do álcool gel à entrada dos espaços e da contagem de clientes que entram nos espaços, eles estão amplamente sinalizados e com recomendações afixadas a solicitar a chamada do funcionário para qualquer dúvida.

Há muito que as perfumarias dispunham de tiras ou cartões de papel para que os clientes pudessem sentir os aromas, mas eram os próprios que pegavam nas embalagens para o fazer ou colocar a fragrância na pele. Agora, os clientes deverão saber com bastante precisão o que procuram para que os colaboradores das lojas peguem nos frascos e borrifem as tiras de papel.

Na maquilhagem, as regras foram definitivamente apertadas. Em Torres Vedras, foi possível testar uma base para o rosto com recurso a uma ‘palhinha descartável’, mas um outro espaço sugeriu que fosse colocada “num papel para a pessoa testar depois na mão”.

Em Lisboa, os testes de duas sombras e de um batom foram feitos com recurso a cotonetes, que o cliente passava a dispor para experimentar. Em Coimbra, houve mesmo um dos espaços que explicou que “não dava para experimentar maquilhagem, nem as funcionárias podem tocar nela”.

Quanto às marcações para maquilhagens mais completas, um serviço que era disponibilizado antes da pandemia, este foi totalmente cancelado nos espaços visitados em Lisboa e não foram revelados datas de arranque.

Testar antes de comprar cosméticos? Sim, mas agora só a pedido