Benefícios de dormir nua. Do descanso ao maior consumo de calorias

Dormir nua benefícios saúde estudo ciência corpo mente mulher
[Fotografia: Unsplash/Lux Graves]

Da qualidade do sono à redução de stress e ansiedade. São múltiplos os benefícios de dormir nua segundo os especialistas.

Em primeiro lugar, esta opção apresenta-se mais confortável e aquecido. Quando nos mexemos e a roupa fica presa ou está calor e se transpira muito, se dormir nu não acontece.

As pessoas gostam de dormir nuas porque muitas afirmam que adormecem mais rápido. No entanto, este comportamento não está comprovado cientificamente.

Ajuda a melhorar o sono. Um estudo de 2012, publicado no Journal of Physiological Anthropology, indica que as pessoas veem o seu sono interrompido quando se sentem quentes. Esta subida de temperatura altera o ritmo circadiano. Despir-se vai ajudar a baixar a temperatura do seu corpo.

Tem um efeito relaxante e reduz a ansiedade. A Sleep Foudantion explicou que companheiros que se toquem com a pele durante muito tempo partilham uma hormona chamada ocitocina que promove sentimento de segurança e reduz a ansiedade.

Dormir nu também traz efeitos significativos ao metabolismo. Dormindo despida, vai manter o seu corpo com uma temperatura baixa e isto faz com que ele queime mais calorias, segundo um estudo publicado em 2011 da Sleep and Breathing.

Ter uma má qualidade de sono regularmente pode causar aumento de peso.