Benefícios de ter plantas no seu local de trabalho

pexels-ksenia-chernaya-4740484(1)

Seja em casa, devido ao teletrabalho imposto devido à pandemia da Covid-19, ou no seu escritório habitual, será que sabia que existem vários benefícios de ter plantas no local e ambiente onde labora?

Sabemos que é bastante importante que o seu ambiente de trabalho seja saudável, de forma a aumentar também a sua boa disposição e produtividade. E as plantas e flores podem muito bem ser aquele pormenor que lhe faltava para se sentir ainda melhor.

Em casa conseguimos ter um ambiente totalmente controlado por nós, seja na decoração como nos próprios utensílios escolhidos para o feito, mas sabemos que no escritório pode ser um pouco mais difícil de controlar alguns fatores. Ainda assim, uma pequena planta na sua secretária nunca fez mal a ninguém.

E talvez até lhe possam trazer benefícios que nunca pensou serem possíveis! Além do mais, existem plantas bem fáceis de cuidar e com as quais nem tem de ter muitas preocupações, caso esse seja também um entrave para si.

O contacto com a natureza é sempre positivo para a nossa saúde, sendo esse um dos pontos fundamentais de pensar em ‘adotar’ umas quantas plantas para este espaço de trabalho. Veja agora alguns benefícios que pode usufruir com esta mudança:

Melhora a concentração e memória

Segundo um estudo da Universidade Exeter, no Reino Unido, citado pela revista feminina Glamour, as plantas podem ajudar a melhorar a concentração e a produtividade das pessoas. Esses benefícios estão então relacionados à sua capacidade de melhorar o fluxo de oxigénio e a qualidade do ar e, assim, influenciam o cérebro de forma positiva.

Ajuda a nivelar o stress e ansiedade

Se sente que o trabalho pode estar a afetar a sua saúde mental, especialmente se é complicado adaptar-se ao teletrabalho (mas não só), as plantas podem ajudá-la a combater alguns destes sintomas. Os aromas da lavanda e do jasmim, por exemplo, são bastante benéficos no efeito calmante destes mesmos sentimentos. Falamos, neste caso, do benefício da aromoterapia!

Dão estabilidade emocional

Este é, provavelmente, um dos efeitos mais positivos das plantas, especialmente no horário laboral: o equilíbrio emocional. Um dos motivos é devido ao calor próprio que as plantas emanam e outro prende-se com a sua cor verde, também associado à calma e à vida, que por sua vez ajudam na concentração e estabilidade. Além do mais, cuidar da natureza e de um ser vivo também a ajuda a distrair-se, ajudando na conexão com os seus próprios sentimentos e pensamentos.

Impulsiona a criatividade

Estar rodeada pela natureza pode ser a melhor opção para se manter inspirada e despertar a sua criatividade, principalmente se estiver envolvida numa área de trabalho que precise de ter mais ideias criativas. Se se rodear de diferentes plantas, pode então conseguir este resultado, muito devido ao seu cheiro, forma e calor, que despertam a inspiração necessária para cumprir as suas tarefas com originalidade.