Benetton apresenta dois novos projetos para celebrar o Dia da Terra

Numa altura em que se fala tanto da sustentabilidade como imagem de marca de futuro para a indústria da moda e de luxo, o grupo Benetton decidiu celebrar o Dia da Terra, que se assinala este domingo, 22 de abril, com a apresentação de dois projetos.

 

“A empresa reforça o seu compromisso de 10 anos com a sustentabilidade ambiental, ao longo de toda a cadeia de produção, ao aderir ao Better Cotton Initiative (BCI) e Sustainable Apparel Coalition (SAC)“, refere o comunicado enviado à imprensa.

Os projetos agora anunciados começaram ainda em 2017, segundo assinala a marca. No ano passado, o grupo tornou-se membro da Better Cotton Initiative (BCI), o maior programa mundial dedicado à sustentabilidade do algodão, e desde então, uma percentagem crescente do algodão que o grupo utiliza para fazer as suas coleções “é cultivada e colhida por agricultores com formação para minimizar o uso de fertilizantes e pesticidas, usar a água e o solo de forma sustentável e aderir aos princípios de equidade nas relações laborais.”

No mesmo ano, a Benetton aderiu também à Sustainable Apparel Coalition (SAC), a aliança para produção sustentável que inclui marcas e retalhistas, bem como produtores de vestuário, calçado e têxteis. Como resultado, a partir deste ano, a empresa passou a utilizar o Índice Higg, um conjunto de ferramentas para medir o impacto social e ambiental da produção, identificar e, posteriormente, eliminar ineficiências e práticas nocivas, assim como garantir a transparência aos consumidores em relação aos resultados da sustentabilidade das empresas, à proteção do meio ambiente e ao bem-estar dos trabalhadores e das comunidades locais.

“Hoje, o compromisso do Grupo Benetton reflete-se numa série de projetos e iniciativas que visam reduzir a pegada ambiental da sua atividade, desde garantir a sustentabilidade dos materiais – hoje quase todas as fibras usadas no vestuário Benetton e Sisley são de origem natural – à gestão do impacto ambiental”, refere o grupo

Dentro do grupo, a marca United Colors of Benetton é uma das líderes do Detoxrankings, uma lista criada pelo Greenpeace para reconhecer as insígnias que fizeram progressos significativos na redução de substâncias químicas nocivas, nos seus processos de produção. Além disso, a empresa reduziu as emissões de CO2 geradas pelo transporte rodoviário em mais de 25% e em 20% o número de camiões usados para transportar seus produtos, na Itália e na Europa.

 

“As iniciativas do Grupo Benetton no campo da sustentabilidade ambiental não são isoladas, mas fazem parte de uma estratégia de economia circular a médio prazo, visando melhorar a sustentabilidade do processo produtivo, limitando gradualmente a quantidade de matérias-primas e energia utilizadas e reduzindo os resíduos e perdas.”

Na galeria de imagens pode ver algumas peças da coleção de verão de Benetton para este ano.