Berlim: Passagem de ano vai ter “zona de segurança” para mulheres

bradenburgo shutterstcok

Depois de mulheres terem sido roubadas e sexualmente molestadas durante as festividades de Ano Novo em Colónia, há cerca de dois anos, as autoridades germânicas decidiram, este ano, não facilitar. Em Berlim e para a festa de réveillon que terá lugar diante das Portas de Brandemburgo, vai ser criada uma “zona de segurança” para as que tenham sido assaltadas ou que se sintam ameaçadas.

links_SalmãoA polícia berlinense já confirmou, segundo o jornal britânico The Guardian, que este espaço consignado às mulheres estará sob alçada da Cruz Vermelha alemã e contará, entre outros especialistas, com psicólogos, acrescentou a responsável do evento, Anja Marx. “Estamos a fazer isto pela primeira vez. O pedido da polícia foi feito depois da experiência feita na Oktoberfest, em Munique, e que correu bem”, declarou a responsável.

Por cá, nada disto foi ainda previsto, mas a criação de zonas reservadas para mulheres já foi avançada, mas é uma ideia que divide a sociedade portuguesa. Quem não se recorda ainda da polémica levantada por Joana Amaral Dias. Enquanto candidata à Câmara de Lisboa, ela tinha sugerido que os transportes públicos e paragens tivessem uma zona – não obrigatória – dedicada ao sexo feminino. Recorde tudo aqui.

Imagem de destaque: Shutterstock