Um excerto do famoso discurso de Martin Luther King, ‘I Have a Dream’, começou a soar, enquanto um grupo de dançarinos avançava pelos corredores da arena em direção ao palco. Beyoncé emerge, entretanto, de uma nuvem de fumo e a caminhar sobre água. A plateia entra em euforia quando a artista começa a cantar, numa performance que teve também direito a labaredas e a uma participação especial do rapper Kendrick Lamar.
https://www.youtube.com/watch?v=5tW1DNAfvFU
Beyoncé foi, de resto, a grande vencedora da noite, levando para casa quatro das cinco estatuetas para as quais estava nomeada – incluindo Melhor Artista R&B/Pop e Vídeo do Ano (‘Formation’). Foi a sua mãe, Tina Knowles, quem aceitou os prémios em seu nome, uma vez que a filha saiu diretamente do palco para um avião, em direção a Londres, Reino Unido, para mais um concerto da sua digressão.
A gala ficou ainda marcada por homenagens de Stevie Wonder, Jennifer Hudson, Maxwell, Janelle Monae, Sheila E., entre outros, a Prince, que morreu a 21 de abril deste ano. Mas foi o ator de ‘Anatomia de Grey’ Jesse William quem deixou as emoções à flor da pele, com um discurso vibrante sobre as barreiras impostas aos afro-americanos.