Beyoncé encomenda vestido a Fátima Lopes. Estilista feliz, mas “um pouco receosa”

Fátima Lopes RT Pedro Nunes
Fátima Lopes [Fotografia: Pedro Nunes/Reuters]

De Paris para Los Angeles. Foi este o salto que a designer Fátima Lopes, 54 anos, acabou de dar depois de ter sido contactada pelos responsáveis de styling da cantora norte-americana Beyoncé. A artista de If I Were a Boy apaixonou-se pelo último coordenado do desfile da criadora madeirense para a estação outono inverno 2019- 2020 e cuja apresentação decorreu na capital francesa, há cerca de um mês e encomendou um vestido igual.

Vestido de Fátima Lopes encomendado pela cantora norte-americana Beyoncé [Fotografia: DR]
Vestido de Fátima Lopes encomendado pela cantora norte-americana Beyoncé [Fotografia: DR]

“Fui contactada pelo gabinete de styling de Beyoncé, que mandou as medidas mesmo completas para que eu fizesse um vestido igual. A peça foi enviada na quinta-feira passada [21 de março] e chegou no dia seguinte a Los Angeles”, conta a estilista ao Delas.pt. Lopes refere, contudo, que ainda não recebeu, até ao momento, qualquer feedback por parte do gabinete da artista.

Beyoncé volta a vestir conjunto de estilistas portugueses

 

Entre a alegria e os receios – e ainda sem saber a que finalidade se destina a peça que foi criada em três dias -, Fátima Lopes revela que se “sentiria mais segura se o vestido tivesse sido provado pelo menos duas vezes”. “É claro que estou um pouco receosa”, diz, entre risos, porque “é sempre complicado, sobretudo em alta costura e em peças tão complexas, trabalhar assim, apenas por medidas”.

“Sentir-me-ia mais segura se o vestido tivesse sido provado pelo menos duas vezes”

A designer não esconde a surpresa do pedido até porque “Beyoncé não estava em Paris” quando apresentou a coleção. “Ela tomou conhecimento através da imprensa internacional”, refere Fátima, vincando que “quando recebeu a proposta para este trabalho”, nem se apercebeu” da dimensão da notícia”.

O vestido em causa é preto e, segundo a descrição feita pela criadora, é “todo em seda”. “A peça conta com a saia godés em musseline preta, o corpo é em seda, fios prateados e drapeado em espinha”, detalha Fátima Lopes ao Delas.pt. E acrescenta: “As costas são em rede fininha transparente e é uma peça que não é fácil de encaixar sem prova.”

De Gwen Stefani ao “robe rouge” de Jane Birkin

Trabalhar com nomes sonantes da praça não constitui propriamente uma novidade para a criadora madeirense. E se o vestido de Gwen Stefani não precisou de alterações porque ela vestia, conta Fátima Lopes, “tamanho de desfile”, tendo adquirido uma “peça que já estava feita”, outras histórias contam-se de outra forma.

É o caso da cantora e atriz Jane Birkin. “Ela também tem medidas de quase manequim, mas fizemos provas, Cheguei a fazer-lhe três vestidos iguais de uma vez só, e ela fez todos os espetáculos com aquele vestido”.

La Robe Rouge que Fátima Lopes fez para Jane Birkin [Fotografia: DR]
La Robe Rouge que Fátima Lopes fez para Jane Birkin [Fotografia: DR]
“Mais tarde, voltei a fazer novos exemplares daquele que já é conhecido como La robe rouge de Fatima Lopes”, explica ao Delas.pt.

Coleção viaja de Paris para Lisboa

Após a apresentação da coleção pronto-a-vestir em Paris, as mesmas propostas inspiradas na calçada portuguesa, nos azulejos, no mar e no sol chegam a Lisboa. O desfile da coleção intitulada Portugal vai ter lugar a 5 de abril, no hotel Epic Sana, em Lisboa, a partir das 21.00 horas.

“Estou na moda há 27 anos e há 20 anos nas semanas da moda de Paris. Fiz a minha 41.ª participação em Paris este mês e sou a única portuguesa a fazê-lo desde há 20 anos consecutivamente. Achei que o tema [da coleção] só podia ser sobre Portugal e, por isso, toda a coleção é inspirada na calçada portuguesa, azulejos, serra, mar, sol e telhas”, contou a criadora à agência Lusa.

Os pretos e brancos da calçada portuguesa, os verdes e os tons terra, os azuis do Oceano Atlântico e o dourado em honra do sol de Portugal são as cores eleitas da coleção para a próxima estação fria de Fátima Lopes, que conta com um vestido escolhido e comprado pela cantora norte-americana Beyoncé.

CB

Imagem de destaque: DR

Alexandra Moura é a primeira designer portuguesa na liga principal em Milão