Este sábado, dia 22 de setembro, assinala-se o Dia Europeu sem Carros. Esta campanha começou a ser desenvolvida em França, estávamos quase no virar do século, em 1998, mas foi apenas no ano de 2000 que a União Europeia efetivamente fez deste dia uma celebração oficial. A ideia é promover a consciencialização e sensibilização para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbanas.
Claro está, um dos grandes objetivos da celebração deste dia é reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, promovendo assim a qualidade de vida e garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais. Optar por alternativas de deslocação menos poluentes é o grande dilema que se tem vindo a tentar quebrar nas grandes cidades, como por exemplo, na criação de mais ciclovias.
Lisboa, aos poucos, lá vai caminhando para um caminho mais ecológico e preocupado com estes assuntos, como por exemplo, através do lançamentos da bicicletas ‘Gira‘ que estão espalhadas pela cidade e podem ser utilizadas por qualquer um.
Já o tema da Semana Europeia da Mobilidade de 2018, que termina este sábado, é o “Combina e Move-te“ sublinhando a importância da utilização racional dos transportes para a economia local. O Metropolitano de Lisboa tem promovido, em parceria com outras marcas, o uso da bicicleta como forma de deslocação.
Apanhe boleia e siga uma destas hipóteses de transportes que não incluam o habitual veículo de quatro rodas (leia-se, o carro). Percorra a galeria de imagens acima e conheça algumas alternativas bem cool para se deslocar de um lado para o outro.