Um grupo artístico norte-americano, MSCHF, usou quatro bolsas Birkin assinadas pela Hermès para criar um slide, inspirado na Birkenstock. O resultado é uma sandália de puro luxo, que pode muito bem ser a mais cara do mundo.
As “Birkinstock” são sandálias feitas com o modelo Arizona da Birkenstock e o material de uma mala Birkin da Hermès, que estão disponíveis para encomenda em várias cores no site da MSCHF a preços que variam de 34 mil dólares, cerca de 28 mil euros, a 76 mil dólares, aproximadamente 62 mil euros cada.
O grupo artístico norte-americano defende que o projeto artístico tem como objetivo casar dois objetos conhecidos de dois mundos diferentes, a fim de estimular o consumidor a questionar o simbolismo desses objetos e questionar o real valor.
O grupo MSCHF, foi fundado em 2016 e destacou-se com projetos de moda como o “sapato Jesus”, um par de ténis Nike com sola com água benta, ou a “The Impossible Collaboration”, em que recortaram camisolas de dez marcas diferentes e cozeram-nas novamente.