Björk está de regresso e com um vestido que levou mais de 36 dias a ser feito

The Gate. Este é o primeiro videoclipe que marca o regresso da cantora islandesa a um novo álbum, Utopia, que deverá ser lançado em novembro. O Portão, em tradução literal, é a música de lançamento que traz Björk envolvida num mundo de medusas e de realidade virtual, vestida a condizer com este universo onírico.

Veja o videclipe:

a carregar vídeo

Uma viagem pela imaginação que nasceu por encomenda da cantora e no mundo real, pela mão de Alessandro Michele, da Gucci. De acordo com o que a marca avançou no seu Instagram, o vestido que a cantora usa no videoclipe levou 870 horas a ser feito, o que representa – contas feitas – mais de 36 dias inteiros a trabalhar naquele coordenado que vai muito para além do que apenas está vestido.

Creating @bjork’s custom #Gucci gown for her new single #TheGate. The design by #AlessandroMichele took approximately 550 hours to make, and an additional 320 hours for the embroidery. The dress’s fabrics include 5 meters of pleated iridescent PVC plastic material, 3 meters of PVC iridescent strips and 20 meters of pleated lurex organza. #AlessandroMichele also collaborated as the film’s creative director, to be shown on Saturday and Sunday from 10am-6pm at The Store Studios in London, free public admission. From Monday 5am BST @nowness will screen #björk’s video online for 48 hours. Video director: @romana_meggiolaro Music by Karlheinz Stockhausen: Excerpt from SIRIUS Electronic music and trumpet, soprano, bass clarinet, bass (CD 26 of the Stockhausen Complete Edition, www.stockhausenCDs.com) © Stockhausen Foundation for Music, Germany (www.karlheinzstockhausen.org)

Uma publicação partilhada por Gucci (@gucci) a

Se 550 horas foram só para o vestido que reflete as cores do arco-íris, 320 foram dedicadas a bordá-lo. Plissado, este modelo tem mais de cinco metros de material de PVC iridescente, bem como três metros de tiras laterais feitas material com as mesmas propriedades. A Gucci já divulgou algumas das imagens do vestido e que pode ver na galeria acima.

Recorde-se que, em concerto e em outubro do ano passado, Björk tinha usado um vestido vermelho concebido pelo estilista português David Ferreira.


Leia mais aqui e recorde a entrevista do designer


A cantora também usou o seu Instagram para partilhar as mesmas imagens e para explicar, em poucas palavras, que álbum é que aí vem. “The Gate é sobretudo uma canção de amor, mas de uma forma mais transcendente”, afirmou. Se “Vulnicura era sobre a perda pessoal”, este olha para a “redescoberta do amor – mas de uma forma espiritual, à falta de uma palavra melhor”.

CB

Imagem de destaque: Mike Segar/Reuters