Alerta Máximo: vem aí a Black Friday

Dia 24 de novembro, a próxima sexta-feira, é dia de Black Friday. Com promoções que podem chegar até aos 80% em algumas marcas, a febre pelos descontos vai voltar às lojas físicas e virtuais, onde os consumidores poderão aproveitar os preços baixos e sair a ganhar.

Várias são as marcas, como a Fnac, a Parfois e a Worten que já apresentam no seu site um relógio com a contagem decrescente para a Black Friday. Outras optam por dar a conhecer os descontos que estão a preparar. É o caso da marca de sapatos Freakloset que vai estar com reduções de 25% em toda a coleção, a Tiffosi apresenta descontos até 50% e a La Redoute baixa os preços até 80%, a Lookfantastic promete ofertas flashs, descontos decrescentes e produtos grátis na compra de outros.

A iniciativa decorre, atualmente, tanto em espaços físicos como virtuais, sendo possível aproveitar os preços baixos sem ter que sair de casa. Para os mais poupados, existem ainda plataformas, como a Picodi, onde é possível encontrar cupões de descontos e ofertas especiais de diversas marcas.

Quanto comprámos e poupámos na última Black Friday?

Com origem na década de 90, nos Estados Unidos da América, a Black Friday marca o início da época de compras de Natal, mas atualmente é já um fenómeno global. Todos os anos, na última sexta-feira do mês de novembro, marcas e comerciantes de todo o mundo reduzem os preços, incentivando os consumidores a comprar, tanto em lojas físicas como em virtuais.

Dados de um estudo realizado pela Picodi indicam que no ano passado, durante a Black Friday, o número de vendas em Portugal cresceu quatro vezes (394%) em comparação com um dia normal. O país com mais transações foi a África do Sul, registando um aumento de 16 226%, já o país onde a iniciativa não suscitou muita procura foi Itália, que surge em último na lista, com um crescimento de 56%.

Quanto aos produtos mais procurados na Black Friday, os dados indicam que os consumidores aproveitam sobretudo para adquirir artigos de moda. Em segundo lugar eletrodomésticos e, em terceiro, livros.

O estudo apresenta ainda o Top 3 das marcas mais populares em cada país. Em Portugal lidera a marca americana Nike. “Essa marca desportiva ultimamente tem apostado nas vendas globais para compensar os resultados fracos no seu mercado de origem”, explica a Picodi. No segundo lugar surge a marca de roupa Tiffosi e depois a Fnac.

Mas será que compensa? De acordo com a plataforma de cupões: Sim. Embora cada português tenha gasto nesse dia uma média de €69,04, os utilizadores da Picodi conseguiram poupar €50,40. No total, o país terá economizado €14 386.

Percorra a galeria de imagens acima para consultar todos os dados e gráficos do estudo realizado pela plataforma Picodi.

 

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