Black Friday: saiba como não ser enganada

Compras

Está prestes a chegar a sexta-feira mais aguardada do ano: a Black Friday. É já amanhã, dia 24 de novembro, que a tradição oriunda dos Estados Unidos volta a terras portuguesas.

Ainda que sejam anunciadas promoções imperdíveis, tanto em lojas virtuais, como físicas, há que ter em atenção se os descontos publicitados são, de facto, boas oportunidades de compra.

Neste sentido, a Deco, Associação de Defesa do Consumidor, relembrou quão importante é estar a par da evolução dos preços. Para isso, tem disponível uma ferramenta, que regista as mudanças em produtos nas lojas online, aconselhando – ou não – a compra dos mesmos, através de um sistema de cores.

Como funciona? Pesquise pelo URL do produto em exposição na loja online ou pelo o nome da loja ou do produto em questão. Em seguida, aparecerá um semáforo com três cores, um resultado baseado no histórico dos preços dos últimos 7-30 dias. O verde significa que se trata de um bom negócio, o amarelo que o produto atual tem pouca diferença de preço em relação aos dias precedentes e o vermelho que a compra é desaconselhada, já que o preço já esteve bastante mais baixo.

Para além da Deco, também o Portal da Queixa concebeu um guia dos melhores descontos e promoções para a Black Friday. Comparar marcas com confiança, consultar as melhores ofertas e denunciar casos de fraude são algumas das funcionalidades da nova plataforma online.

Em comunicado, Pedro Lourenço, fundador e CEO do Portal da Queixa, deixa um conselho aos consumidores: “É preciso ter muito cuidado para que aquela oferta com preço de sonho não se transforme em pesadelo por ser uma falsa promoção. Qualquer compra deve ser feita de forma segura e ponderada, comparando marcas, produtos e preços”.

Já disponível para consulta, a nova ferramenta do Portal da Queixa conta com várias marcas associadas para detalhar as suas promoções, nomeadamente com a Conforama, Norauto, Chicco, La Redoute, Decenio, Lion of Porches, Feu Vert e Samsonite.

Imagem de destaque: Shutterstock


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