Bloom: Conheça os oito novos talentos da moda portuguesa

O plataforma Bloom está de volta com o Portugal Fashion e, mais uma vez, traz às passerelles o trabalho de jovens designers portugueses. Os desfiles acontecem esta quinta-feira, dia 19 de outubro, no Museu do Carro Elétrico, onde vão ser apresentadas várias propostas para a primavera / verão de 2018.

A abrir esta maratona está Maria Kobrock e Joana Braga, com desfile marcado para as 16h. Seguem-se David Catalán, às 17h, Inês Torcato, às 18h, Olimpia Davide, às 19h, Beatriz Bettencourt, às 21h, Nycole, às 22h e, a fechar o dia, Sara Maia, às 23h.

O Bloom volta assim a promover o talento de jovens criadores da moda portuguesa, dando-lhes a oportunidade de mostrarem o seu trabalho, a título individual. Para Joana Braga esta é uma estreia na plataforma, ao contrário de Sara Maia que está de volta depois de em 2012 ter conquistado o primeiro prémio no concurso Bloom.

Até dia 1 de novembro jovens designers podem entregar os projetos, dos quais serão selecionados apenas 12. Esta dúzia de jovens criadores terá de produzir um coordenado individual para uma nova apreciação da qual restarão oito, a ser anunciados em janeiro. Os selecionados apresentarão os coordenados em desfile em março de 2018, sendo desta seleção anunciados dois vencedores no final do desfile.

Os dois vencedores ganham um prémio monetário de dois mil euros, acompanhamento e orientação da coleção pelo coordenador da plataforma Bloom, Paulo Cravo, apoio técnico do desfile e apresentação de uma coleção nas duas edições seguintes do Bloom, outubro de 2018 e março de 2019.

Quem se pode inscrever? De acordo com as normas do concurso, a competição está aberta a todos os jovens designers de moda a residir em Portugal e com idades entre os 18 e os 35 anos, podendo a candidatura ser individual ou em dupla. Os criadores devem concorrer com um projeto original e que nunca tenha sido exibido em público, ao qual devem juntar o curriculum vitae e uma descrição detalhada de todo o trabalho que apresentam. Esta deve incluir a explicação do tema, do conceito, uma memória descritiva, referências de inspiração. Devem ainda submeter o painel de matérias-primas, juntamente com as respetivas amostras utilizadas, o painel de acessórios e as fichas técnicas de cada coordenado apresentado, onde devem vir explícitas as características de cada peça e a interpretação adequada.

Para conhecer melhor cada um dos jovens talentos presentes na plataforma Bloom da 41ª Edição do Portugal Fashion percorra a galeria de imagens a cima.

[Imagem destaque: Portugal Fashion]


Veja também a entrevista a Paulo Cravo, Bloom: A rampa de lançamento dos talentos da moda nacional.

Veja ainda o vídeo do primeiro dia de Portugal Fashion.