Óscares: Academia abre processo a Will Smith, Chris Rock fala pela primeira vez

94th Annual Academy Awards - Show
[Fotografia: Robyn Beck / AFP]

A Academia dos Óscares anunciou na quarta-feira, 30 de março, que vai abrir processo disciplinar contra Will Smith por conduta imprópria. Mais: a entidade revelou que na noite do incidente, a 27 de março, pediu ao ator para deixar a cerimónia após agressão de Chris Rock em direto e em palco.

A entidade promotora dos prémios do cinema revelou que Smith – que venceria mais tarde nessa mesma noite um Óscar e receberia aplausos da plateia presente no The Dolby Theatre, em Los Angeles – se recusou a sair. “Gostaríamos de deixar claro que Smith foi convidado a deixar a cerimónia, mas recusou, e também reconhecemos que poderíamos lidar com essa situação de maneira diferente”, afirmaram os responsáveis da Academia em comunicado.

Na mesma nota, a entidade vinca que abriu “processo disciplinar” contra Will Smith “por violações das Normas de Conduta da Academia”, entre elas contacto físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador e risco pela integridade da Academia. Atitudes que podem culminar na “suspensão, expulsão, ou outras sanções” e que serão avaliadas na próxima reunião do Conselho de Administração, a 18 de abril.

Por seu lado, Chris Rock, que vê os seus espetáculos esgotarem, fez a sua primeira aparição pública após a bofetada de domingo, num trabalho que conduziu a partir do Wilbur Theatre de Boston, nos Estados Unidos da América.

“Ainda estou a processar o que aconteceu”, revelou, citado pela imprensa internacional. Recorde-se que nessa noite de domingo, o humorista revelou não ter intenção de avançar para processo contra Will Smith. Dias depois, Chris Rock, no âmbito da tournée do espetáculo Ego Death (Morte do Ego, em tradução literal) explicou à plateia presente que “em algum momento no futuro irá falar sobre este episódio”. “E vai ser a sério e vai ser engraçado, mas agora vou contar algumas piadas”, afirmou o humorista, vincando que este espetáculo já estava escrito antes do estalo nos Óscares.