Este é o segredo para acabar com as bolhas nos pés

sapatos

Nem pensos rápidos, nem curativos especiais para as bolhas nos pés a preços exorbitantes. A nova melhor amiga da mulher é mesmo a fita adesiva, geralmente castanha, e barata que todos os portugueses têm na pequena farmácia que existe em casa.

Andar de saltos altos durante uma noite inteira promete deixar de ser, de acordo com um estudo publicado no ‘Clinical Journal of Sport Medicine’, um pesadelo. Para tal, basta aplicar a referida fita na zona dos pés que fica mais exposta a este tipo de feridas antes de sair de casa e evitará o pior!

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Grant Lipman, médico e professor em medicina de emergência na Universidade de Stanford, chegou àquela conclusão após ter trabalhado com atletas que fazem 40 a 80 quilómetros por dia e que, mais do que se queixarem das articulações, lamentavam-se sobretudo das dores provocadas pelas bolhas nos pés. “Os pés dos atletas estavam a ficar completamente destruídos. Há 30, 40 anos que há investigadores dedicados ao estudo da prevenção da formação de bolhas e sem nunca encontrarem soluções simples que funcionassem”, afirmou o médico.

“É uma solução tão ridiculamente barata e fácil de prevenir as bolhas e é possível obtê-la em qualquer lado”, conclui Grant Lipman, médico e professor em medicina de emergência na Universidade de Stanford

Agora, aquele professor concluiu que não só a fita adesiva de baixo custo e que se compra em farmácias ou supermercados previne o aparecimento de bolhas como, caso elas surjam, impede que rebentem e provoquem ainda mais dor. O estudo que serve de base a esta recomendação contou com o acompanhamento de 128 atletas que participaram na ultramaratona RacingthePlanet, com 250 quilómetros, percorridos durante sete dias.

O modelo de investigação apostou na colocação de fita adesiva em apenas um dos pés de cada maratonista. No final, 98 dos 128 atletas não tinha bolhas onde tinham sido aplicadas fitas adesivas. Por outro lado, 81 dos participantes tinham-nas em áreas que não estavam cobertas com adesivo. “É uma solução tão ridiculamente barata e fácil de prevenir as bolhas e é possível obtê-la em qualquer lado”, conclui Lipman.