Borbulhagem no peito? Como tratar e evitar

O acne no peito pode surgir em qualquer momento, não é um problema de maior, mas é sempre desconfortável e algo embaraçoso. As razões pelas quais este tipo de borbulhagem pode aparecer são diversas, radicando em múltiplas origens.

Por vezes, as soluções mais simples podem ajudar. Há, contudo, situações que requerem mesmo a visita a um médico especialista para melhor diagnosticar a causa e o tratamento. Na galeria acima deixamos oito recomendações de como o evitar e mesmo tratar, dicas avançadas pelo site Medical News Today. Ainda assim, é importante estar atenta e não descurar.

Esta reação surge quando os poros começam a ficar obstruídos, seja devido a células mortas, seja a uma maior oleosidade da pele. Pode até ser provocado por bactérias. Entre os fatores que potenciam o aparecimento destas borbulhas incluem-se as causas genéticas – há vários estudos científicos que indicam essa mesma propensão – e as opções de dieta que são feitas. O consumo excessivo de hidratos de carbono, de leite e proteínas, gorduras saturadas e trans são alguns dos exemplos avançados pelo site.

Àqueles dois argumentos é importante acrescentar o efeito do stress que, de acordo com o Medical News Today, sozinho não é agente suficiente para o aparecimento desta borbulhagem, mas é um relevante potenciador da produção sebácea. As flutuações hormonais geradas, por exemplo, pela menstruação, e a toma de medicamentos como os corticóides, as substâncias para regular a tiróide e alguns antibióticos podem gerar o efeito secundário do acne.

Há, ainda e por fim, questões de higiene na base do aparecimento destas borbulhas. A Academia Americana de Dermatologia fala na importância de tomar um bom banho após o exercício. Na verdade, o suor pode congestionar os poros, sobretudo numa zona que tende a transpirar mais. E nas mulheres o peito é uma delas. Após o exercício e um bom banho é importante usar roupa limpa, sobretudo soutiens.

O uso de vestuário muito apertado também pode contribuir para o aparecimento deste tipo de reação, bem como alguns tecidos que não ajudam tanto a pele a respirar. Uma nota final para o detergente com que lava as peças, bem como para as loções e cremes aplicados no corpo. Se não forem adequadas, possivelmente vão gerar reações desta natureza.

Imagem de destaque: Shutterstock

9 sintomas que indicam que anda a ingerir demasiado açúcar

Esta peça de roupa é essencial para fazer desporto de forma eficaz