Brasil: mãe acusada de explorar filha que é estrela na Net

Captura de ecrã 2020-05-20, às 17.33.00
Bel, à direita, com a mãe, Francinete Peres, o pai e a irmã, Nina [Fotografia: Instagram]

O canalBel para Meninas’ é, possivelmente, um nome familiar para muitas adolescentes em Portugal. Este canal popular do Youtube, protagonizado por uma jovem brasileira de 13 anos, está agora no epicentro de uma polémica. Isto porque Francinete Peres, a mãe de Isabel, a YouTuber, está a ser acusada pelos seguidores de estar a pressionar a filha a produzir e a gravar vídeos com conteúdos considerados desadequados para a idade e para um canal que já soma sete milhões de seguidores.

Há já, aliás, um hastag que pretende denunciar este alegado comportamento abusivo: #SaveBelParaMenina, que se transformou tópico no Twitter do Brasil na terça-feira, 19 de maio, e está a levantar a questão da exploração dos filhos por parte dos pais.

Um dos conteúdos que está a levar o público à indignação mostra a mãe, conhecida por Fran, a pedir aos seguidores que participem num inquérito no qual escolham a mala que deve a adolescente levar para a escola, mesmo quando ela teria já dito qual o acessório que queria usar.

Crianças birrentas ou “prodígio”, quem sofre mais com a exposição?

Anos antes, o site UOL lembra o ‘desafio’ em que a menina acaba por vomitar após insistência da mãe para que provasse uma determinada comida. Em 2015, a mesma planador brasileira referencia o conteúdo “Bel sendo levada pela correnteza”, no qual a menina no adulto estende a mão, é explicado que que tal não passou de uma brincadeira que pretendia alertar para os perigos do afogamento.

Segundo aquele site brasileiro, em 2016, o procurador Fernando Martins, do Ministério Público de Minas Gerais, tinha instaurado um inquérito civil público para apurar eventual irregularidade sobre o conteúdo publicado no canal. Bel tinha oito anos na altura, 1,3 milhões de seguidores e era protagonista de vídeos com alegada publicidade encapotada a brinquedos, alimentos e produtos e conteúdos peculiares para a idade

Agora, fazendo eco das denúncias que chegaram de vários seguidores, o jornalista Luiz Bacci, do programa Cidade Alerta, revelou que estava a tentar apurar o caso, obter respostas a eventuais pressões à criança e que não tinha ainda obtido respostas da família da adolescente.

Esta terça-feira, 19, Francinete Peres reagiu no Instagram acusando quem denuncia.

https://www.instagram.com/p/CAWb8mQFTDf/

“Enquanto algumas pessoas espalham o ódio gratuito nós seguimos acreditando na família e no amor. Que nossa felicidade chegue ao coração de vocês”, escreveu, não sendo possível, neste momento, comentar.

Net: o negócio do seu filho é um sucesso ou “toxicodependência 2.0”?