Brasil: Mulheres protestam contra o racismo e em homenagem a Marielle Franco

marielle Reuters
Manifestação contra o assassínio de Marielle Franco, que teve de 15 de março de 2018. Agora, os brasileiros voltaram a sair à rua [Fotografia: Reuters]

Cerca de cinco centenas de mulheres negras marcharam no domingo, 28 de julho, na cidade brasileira do Rio de Janeiro em protesto contra o racismo e em homenagem à ativista Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

A ação de protesto teve lugar junto à praia de Copacabana, um dos pontos mais turísticos da cidade do Rio de Janeiro, e juntou cerca de 500 pessoas, numa altura em que ainda se realizam atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, América Latina e Caribenha.

Sob o lema “Mulheres Negras Resistem”, reivindicaram os seus direitos e denunciaram o racismo, o machismo e outras formas de violência exercida sobre elas.

Uma das manifestantes, citada pela agência Efe, implorou pelo fim dos assassinatos das mulheres e alertou para os altos índices de violência que sofrem as mulheres negras, comparativamente com as brancas, num país cuja população é maioritariamente afrodescendente.

Armas: “As mulheres no Brasil estão mais vulneráveis”

O protesto serviu, igualmente, para relembrar a ativista dos direitos humanos Marielle Franco, assassinada na noite de 14 de março de 2018, quando viajava de carro pelo centro do Rio de Janeiro, depois de participar num ato político com mulheres negras.

Em 12 de março, a polícia brasileira prendeu dois antigos agentes da Polícia Militar no Rio de Janeiro suspeitos pelos homicídios da vereadora e do motorista Anderson Gomes.0

Imagem de destaque: DR

Marielle Franco vai ser nome de rua em Lisboa