Gordofobia. Chegou a primeira condenação em tribunal

Thaís Carla
[Fotografia: Instagram/Thaís carla]

O significado da palavra não deixa margem para dúvidas. Gordofobia é apresentada no dicionário como “repulsa ou preconceito contra pessoas gordas”. Muitas vezes satirizadas e postas de parte, a sociedade nem sempre aceita e convive bem com as pessoas que vivem esta condição, provocando danos em quem padece da situação.

O Brasil toma agora a dianteira e consegue a primeira condenação contra a gordofobia. A conquista foi feita pela bailarina Thaís Carla que, aos 29 anos, venceu uma batalha em tribunal contra o humorista Leonardo Lins por danos morais e após ter sofrido gordofobia.

Não sendo considerado crime, o tribunal enquadrou, pela primeira vez, os comentários no âmbito da injúria e dos danos morais, da esfera do direito cível e penal. As explicações foram dadas ao site Globo pela advogada, cofundadora do projeto Gorda e membro da Comissão de Direitos Sociais da OAB/ES, Mariana Vieira de Oliveira.

Cada penalização será conforme o crime enquadrado. No caso de danos morais – com expressão ao nível da indemnização – as punições são multas ou detenção. O valor da multa é decidido conforme a agressão cometida.

Thaís Carla é influenciadora digital, é casada com o fotógrafo Israel Reis, tem duas filhas e tem feito das redes sociais o palco de uma luta a que tem chamado ‘militância gorda‘. Ela surge nas plataformas em biquini, a fazer coreografias e a fazer apologia à beleza das pessoas gordas.