Brasil vai receber Mundial Feminino de futebol, em 2027

FBL-WC-2023-WOMEN-MATCH64-ESP-ENG
Vitória da seleção espanhola no Mundial Feminino de Futebol [Fotografia: FRANCK FIFE / AFP]

O Brasil vai acolher o Mundial feminino de futebol de 2027, segundo resultado da votação feita esta sexta-feira, 17 de maio, pelos 211 membros da FIFA, que escolheram a candidatura sul-americana em vez de uma conjunta da Bélgica, Holanda e Alemanha.

O Congresso da FIFA selecionou em Banguecoque, na Tailândia, o Brasil, entre um número reduzido de duas candidaturas para sediar o torneio de 2027. Uma candidatura conjunta dos Estados Unidos e do México foi cancelada no final do mês passado e outra, da África do Sul, foi retirada em novembro.

A seleção brasileira descreveu o anúncio como uma vitória do futebol feminino, do seu país e da América do Sul.

O Brasil era o candidato em melhor posição para organizar o Mundial feminino de futebol de 2027, segundo a avaliação técnica da FIFA.

O último Mundial feminino disputou-se em 2023 e foi coorganizado pela Austrália e Nova Zelândia, numa competição em que Portugal se estreou – sendo eliminado na fase de grupos -, e a Espanha conquistou pela primeira vez o troféu. Uma prova que ficou marcada pela polémica após beijo alegadamente não consentido do então presidente da Federação espanhola à atleta Jenni Hermoso. Um caso que está a correr em tribunal.