Brexit: Conservadores não deixam cair Theresa May

theresa may

A moção interna a Theresa May reiterou a confiança política na líder do Partido Conservador. A iniciativa movida pelo próprio partido da primeira-ministra britânica, devido às críticas de alguns dos seus pares, pelas negociações do Brexit, colheu mais votos favoráveis do que contra a responsável, na votação que decorreu esta quarta-feira, 12 de dezembro.

“O Partido Conservador tem confiança em Theresa May como líder do Partido Conservador, refere a mensagem lida esta noite, no Parlamento do Reino Unido, por Graham Brady, chair do comité de deputados dos Tories. Na votação sobre a manutenção, ou não, da confiança política em Theresa May, 200 votaram a favor e 117 contra.

A primeira-ministra mantém-se, assim, no cargo, embora tenha afirmado a alguns parlamentares do seu partido, ainda antes de ser conhecido o resultado da votação da moção, que pretende abandoná-lo antes das eleições legislativas de 2022.

“Ela disse que não tinha a intenção de conduzir [o partido] nas eleições de 2022”, revelou o deputado Alec Shelbrooke e outros parlamentares à porta da sala onde o grupo do Partido Conservador esteve reunido para votar a moção, que uma parte dos membros do partido pediu devido à falta de confiança na estratégia da sucessora de David Cameron para o ‘Brexit’.

Mesmo de saída, Merkel e May são as mais poderosas do mundo