Brexit: de que lado estão as famosas?

Victoria Beckham, J. K. Rowling, Elizabeth Hurley e Cara Delevingne.
Victoria Beckham, J. K. Rowling, Elizabeth Hurley e Cara Delevingne.

Deve o Reino Unido abandonar ou permanecer na União Europeia? A questão tem marcado a atualidade nos últimos meses e leva, finalmente, os britânicos às urnas esta quinta-feira, com o resultado definitivo divulgado só na manhã desta sexta-feira.

Ao longo das últimas semanas, são várias as mulheres que têm vindo a público mostrar a sua opinião sobre o Brexit e incentivar ao voto. E, a avaliar pelo número de famosas que o tem vindo a fazer de forma pública e explícita, parece que a maioria prefere manter o Reino Unido dentro da União Europeia.

Contra o Brexit estão, por exemplo, as atrizes Keira Knightley, Helena Bonham Carter e Emma Thompson, as cantoras Florence Welsh, Rita Ora e Lilly Allen, as estilistas Vivienne Westwood e Victoria Beckham,a escritora J. K. Rowling e a manequim Cara Delevingne, entre outros. Muitas delas assinaram uma carta aberta que reuniu mais de 250 artistas e que apelou aos britânicos para que votassem contra a saída do Reino Unido da UE.

“Investigações mostram-nos que não sabemos aquilo que temos. Ignorando as vantagens que daqui advêm, não levamos a sério os benefícios que recebemos por fazermos parte da União Europeia”, escreveu a escritora J. K. Rowling nas redes sociais.

“Eu quero estar dentro da União Europeia”. Foi com esta frase que Cara Delevingne, por exemplo, tornou pública a sua posição face a este tema.

Do outro lado da barricada, já se manifestaram a favor do Brexit as atrizes Elizabeth Hurley e Joan Collins, a cantora Elaine Page e as apresentadoras de TV Katie Hopkins e Vicky Pattison, por exemplo.

“Se isso quer dizer que podemos voltar a usar lâmpadas decentes, e escolher secadores de cabelo e arpiradores de qualidade, se assim o desejarmos, então junto-me a favor do Brexit, sem dúvida”, frisou Elizabeth Hurley.

Já a veterana Joan Collins, por seu lado, foi concisa mas clara na sua posição: a atriz publicou no Twitter a bandeira do Reino Unido com a hashtag #Brexit.