Brexit: Rainha Isabel II pede aos britânicos para chegarem a “um consenso”

isabel-II_-RT
Fotografia: Reuters

A Rainha Isabel II fez esta sexta-feira, 25 de janeiro, uma declaração inédita, pedindo aos britânicos que encontrem “um consenso”. Esta intervenção é vista como uma referência ao debate no Parlamento sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’).

“Na nossa procura por novas respostas nos tempos modernos, eu prefiro os resultados comprovados, gosto de falar com respeito e respeitar os diferentes pontos de vista para se encontrar um consenso e sem nunca esquecer de dar algum espaço”, indicou a Rainha.

“Para mim, essas perspetivas são intemporais e eu recomendo-as a todos”, acrescentou a rainha, dirigindo-se aos membros do Women’s Institute (Instituto da Mulher).

As declarações de Isabel II foram interpretadas no Reino Unido como uma referência às fortes tensões que estão a marcar o debate sobre o ‘Brexit’, previsto, se não houver adiamentos para 29 de março.

A 15 de janeiro, o parlamento britânico rejeitou o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo governo de Theresa May com Bruxelas, por 432 votos contra e apenas 202 a favor. Na próxima terça-feira, 29 de janeiro, está marcado novo debate e votação.

A pouco mais de dois meses da data prevista para a saída britânica da UE, os deputados da Câmara dos Comuns rejeitaram de forma expressiva o acordo de saída, apesar do último apelo feito pela primeira-ministra, imediatamente antes da votação, contra “a incerteza” que a rejeição do texto provocaria.

Theresa May: 10 detalhes sobre a mulher que sobreviveu a duas moções