Britney Spears: Movimento #FreeBritney pede liberdade para a cantora

109019124_963463590789036_2348514278845084622_n (1)
[Fotografia: Instagram]

Há cerca de 12 anos que Britney Spears não controla legalmente a sua vida e fortuna. Depois de ter sido considerada mentalmente incapaz de gerir a sua vida, em 2008, foi atribuída uma tutela ao seu pai, Jamie Spears, e a um advogado com total controlo das finanças da artista de 38 anos.

Em 2008, entre outros escândalos, a cantora foi apanhada a conduzir com o filho Sean ao colo e sem cinto. Rapou o cabelo e foi vista a bater no carro de um fotógrafo com um guarda-chuva.

Britney Spears fez várias reabilitações e foi internada duas vezes num hospital psiquiátrico, na Califórnia, informou a jornalista Laura Newberry ao jornal Los Angeles Times.

Naquele ano, o tribunal aprovou a tutela parental depois de a cantora ter tido vários colapsos mentais e que se tornaram do conhecimento público. Quando o acordo foi feito, os seus bens, ativos financeiros e alguns bens pessoais foram colocados sob o controlo do seu pai e de um advogado.

Depois de construir uma carreira que lhe rendeu muitos milhões de euros, Britney Spears tem agora de pedir permissão para gastar dinheiro, conduzir um carro, dar um passeio, casar ou ter mais filhos. Desde a sua implementação, a tutela gerou bastante controvérsia entre os fãs da princesa do pop.

O movimento #FreeBritney

A mulher que chegou a ser considerada uma das mais influentes pela prestigiada revista Forbes, está agora o epicentro do movimento #FreeBritney, que defende que a intérprete não tem liberdade, pessoal ou económica, mas não por falta de dinheiro. Afinal, só em 2019, Britney teve lucros na ordem dos 120 milhões de euros graças ao trabalho na música.

No entanto, os próximos à intérprete afirmaram já a vários meios de comunicação, ao longo dos anos, que a tutela é destinada a ajudar a estrela e que ela está muito envolvida nas decisões de negócios.

Apesar de ser o pai a gerir a sua vida, até 2019, Britney Spears lançava um álbum a cada dois ou três anos. Mas, no mesmo ano, a cantora deu um passo atrás na sua carreira para se internar numa unidade de saúde mental, o que levou os apoiantes do movimento #FreeBritney a expressar a sua preocupação mais uma vez.

Em abril, um podcast de fãs chamado “Britney’s Gram” divulgou uma mensagem de voz de uma fonte anónima que disse ter estado envolvido na tutela. A fonte afirmou que Britney Spears foi forçada a ir para o centro de saúde mental.

Uma fonte próxima à autora de Baby One More Time declarou que ela se internou voluntariamente no centro de saúde mental para lidar com os sérios problemas de saúde que o seu pai estava a atravessar.

No entanto, a jornalista Laura Newberry relatou que, três semanas após ter dado entrada, a cantora escreveu no Instagram: “não acredite em tudo o que lê e ouve”. Na mesma altura, o advogado que estava também no acordo da tutela demitiu-se, deixando Jamie Spears como o único tutelar da artista.

Segundo Laura Newberry, o causídico disse que impediu “as muitas centenas” de pessoas que trabalhavam com a estrela de dar-lhe drogas, salvando-a de uma crise financeira. A demissão pode ser um sinal de que talvez tenha discordado do pai da artista nos termos da tutela, avançou à jornalista um advogado.

Exatamente um mês após a demissão do advogado, Britney Spears, que havia estado ausente das redes sociais, voltou ao Instagram para postar um meme sobre a necessidade de “tempo para mim”. O que se seguiu causou um cisma dentro dos grupos de fãs da cantora, bem como protestos públicos.

O papel da mãe de Britney Spears

Na Internet, a hashtag #FreeBritney ganhou força. O movimento recebeu um sinal aparentemente importante quando Lynne Spears, mãe de Britney e ex-mulher de Jamie Spears, não apenas “gostou” de várias publicações que continham a hashtag nas redes sociais, mas também “gostou” de um comentário no Instagram de um fã que dizia “eu espero que esteja a apoiar a Britney na tentativa de terminar com esta tutela”. “Espero que o seu ex-marido doente não esteja a manter a sua filha num lugar contra a vontade dela”, acrescentou.

Lynne Spears nunca esteve envolvida com a tutela da filha e divorciou-se de Jamie Spears em 2002, embora se tenham reconciliado em 2010. O apoio público aumentou ainda mais quando os concorrentes do programa RuPaul, Drag Race mostraram o apoio à artista.

Após relatos de que Britney Spears havia terminado o tratamento, o site The Blast informou que Lynne Spears entrou com um aviso para fazer parte das audiências da tutela a 10 de maio.

Os detalhes da audiência ainda não são claros, mas a atenção e o envolvimento renovados da sua mãe podem causar uma mudança significativa na vida de Britney Spears.

Agora, os fãs da intérprete querem sensibilizar para a realidade da artista e provar que a cantora recuperou, sendo o seu trabalho na música e enquanto jurada do programa X Factor prova disso. Pede-se que a tutela da princesa da pop seja revista de forma a que esta consiga liberdade.