Britney Spears: o regresso aos VMAs e à luta pelo trono da pop

É caso para dizer que à segunda foi de vez. Britney Spears regressou ontem ao palco dos prémios MTV – Video Music Awards, cerca de 10 anos depois da atuação falhada de 2007, também ela uma tentativa de retorno à primeira linha da pop depois de uma fase de declínio marcada por problemas pessoais.

Na cerimónia desta noite, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, aquela que chegou a ser apelidada de Princesa da Pop e apontada como a sucessora de Madonna, brilhou com a interpretação do tema “Make Me…”, o primeiro single do seu novo álbum Glory, lançado na passada sexta-feira.

Na atuação dos VMAs, Britney Spears fez-se acompanhar de um grupo de bailarinas e do rapper G-Eazy, que participa na versão em disco do tema. Apesar deste regresso aos prémios ter sido mais bem-sucedido que o de 2007, a artista não se livrou de algumas críticas por ter feito playback em vez de ter cantado ao vivo.

Ainda assim, com a atuação de ontem Britney Spears conseguiu deixar no passado a memória da performance desastrosa de há dez anos, quando subiu ao palco do casino The Palms, em Las Vegas para interpretar Gimme More do álbum, Blackout, lançado também em 2007.

Na altura, Britney, que tinha sido mãe pela segunda vez em setembro de 2006, foi acusada de estar fora de forma, de ter falhado completamente a sincronização no playback e de a coreografia apresentada ter ficado aquém das expectativas.

Em 2007, os VMAs também tinham sido vistos, e aguardados pelos fãs, como um regresso da cantora daquela que foi descrita como a sua “fase negra”: um ano marcado pelos comportamentos instáveis, que a levaram a rapar o cabelo e mudar radicalmente a imagem, pela passagem por uma clínica de reabilitação e pelo divórcio conturbado de Kevin Federline, com a perda da custódia dos filhos.

Mesmo gostando de polémicas – nos VMAs de 2003 beijou Madonna na boca, durante a apresentação de Like a Virgin –, não foi fácil para a autora de Toxic reerguer-se e voltar à ribalta.

Mas depois da cerimónia de ontem e da boa receção que o novo disco tem estado a ter, e que Britney Spears definiu como “o começo de uma nova era”, o caminho para o trono da pop está de novo aberto.

Veja, em cima, a nossa fotogaleria com os momentos marcantes dos últimos dez anos da carreira de Britney Spears

Imagem de destaque: Lucas Jackson/Reuters