Cabelos ondulados, cacheados e crespos. Cinco estratégias para o verão, segundo especialista

cabelos dantte
[Fotografia: DR]

Soro fisiológico e água termal são apenas algumas das sugestões que podem melhorar a saúde do cabelo. Quem o diz é Bruno Dantte, cabeleireiro natural do Brasil, com salão já no Porto desde o ano passado, e com percurso feito a cuidar e tratar de cabelos ondulados e cacheados.

Ao Delas.pt, o especialista, que se prepara para abrir um espaço em Lisboa em julho de 2021, deixou recomendações de cuidados para cabelos que exigem mais atenção, como os ondulados, cacheados e crespos e para fazer face aos efeitos mais negativos que o verão, o sol, o sal e o cloro sempre acarretam.

Recorde-se que Dantte tem feito carreira contra “a ditadura das chapas” e lutado pela assunção e cuidado dos “cabelos reais”, tendo sido co-criador de uma linha de produtos especialmente vocacionada para caracóis, a Curly Care.

Veja abaixo alguns dos cuidados e pequenas receitas que deixa a quem sonha deixar os alisadores e assumir a herança capilar

Cabelos Ondulados

Pensando no verão, minha dica chave é fazer uma solução em casa de 300ml de soro fisiológico, adicionando duas colheres do creme de pentear de costume e colocar em um borrifador.
Utilizar sempre que for à praia ou à piscina ou estiver ao sol, agitando sempre o preparado antes. Ou então, utilizar produtos que agem como agua termal para cabelos em vez dessa solução.
Espaçar mais as lavagens. Se lava dia sim, dia não, lavar a cada dois dias, por exemplo.
Acentuar os tratamentos. Cada vez que for lavar os cabelos, fazer uma nutrição ou hidratação.
Usar champô sem sulfatos.
Evitar máscaras, condicionadores e leave-in que contenham parafina líquida, óleos mineral e silicones em sua formulação.

Cabelos cacheados

No que diz respeito ao verão, fazer uso da solução no borrifador antes de se expor ao sol. Para os cabelos cacheados, além dos 300 ml de soro fisiológico e as duas colheres de creme de pentear habitual, adicionar uma colher de óleo vegetal (azeite, óleo de argão, óleo de semente de uva, óleo de abacate).

Acentuar também os tratamentos e, a cada lavagem, fazer uma nutrição/hidratação.
Fazer uso de champôs sem espuma, que fazem uma higienização mais gentil e aproveitam mais a oleosidade do couro cabeludo, deixando-o mais macio.
Aderir ao uso do champô sem sulfatos.
Evitar máscaras, condicionadores e leave-in que contenham parafina líquida, óleos mineral e silicones em sua formulação.

Cabelos crespos

Seguimos o uso da solução já enunciada para ir à praia ou à piscina, borrifando de meia em meia hora. No caso dos fios crespos, utilizar 30 0ml de soro fisiológico com três colheres do creme de pentear de costume e duas de óleo vegetal (dando preferência aos mais pesados, como o azeite e o óleo de abacate).
Durante o verão tentar fazer uma umectação noturna [tratamento capilar à base de óleos vegetais e que tem como objetivo repor os nutrientes que são perdidos diariamente pelas agressões externas] por semana e sempre no dia anterior à lavagem. Como? Usar um dos óleos, azeite ou abacate, aplicar em todo o cabelo e deixar agir durante a noite.
Dar preferência sempre aos produtos mais pesados, que tenham mais óleos. Usar máscaras a base de manteigas e/ou os óleos vegetais mais densos já citados na dica anterior.
Usar champô sem sulfatos e sem espuma, conhecidos como No-poo ou Co-wash.
Adicionar óleos vegetais nas máscaras de tratamentos e nos cremes de pentear.